A busca por alimentos que fazem bem à saúde e ao alcance do bolso levou pesquisadores a uma descoberta interessante. O limão é a fruta mais saudável do mundo de acordo com um estudo da Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA).

O limão se destaca entre 41 opções de alimentos analisados, mostrando que pode satisfazer 100% das necessidades nutricionais em apenas 100 calorias. Rico em vitamina C, potencializa efeitos do sistema imunológico, além de trazer contribuições para pele, coração e intestino.

No estudo conduzido pelo cientista William Paterson, Universidade de Nova Jersey, foram observados vitaminas, fibras e nutrientes de cada alimento em relação às calorias: quanto maior o teor de nutrientes, mais saudável é. Mais uma vez, o limão se destacou.


Como incorporar o limão na rotina

Atletas e celebridades alardeiam os benefícios do limão. Muitos são adeptos da água com limão como favorita, que saciaria a vontade de comer e também desintoxica o corpo.

O suco de limão também  é bastante utilizado na cozinha e em saladas.

Porém, os especialistas advertem que é preciso ter cuidado, caso decida aquecer o líquido, uma vez que as propriedades podem ser afetadas.


Opções para incorporar o limão no dia a dia

Na busca por uma vida saudável, o limão pode ser facilmente incorporado no dia a dia tanto na alimentação como também na higiene.

  • Temperar saladas, carnes ou outros alimentos;
  • Produzir molhos, massas e temperos caseiros;
  • Preparar sucos, limonada, drinques e até mesmo a ‘famosa’ caipirinha;
  • Com a casca é possível preparar chás, assim como acrescentar em receitas doces e enfeitar pratos requintados;
  • Clarear banheiras, pias e superfícies semelhantes;
  • Retirar odores fortes de ambientes;
  • Reduzir o sal do feijão;
  • Ajuda na conservação de frutas.


Como conservar o limão

A oferta de limão dura o ano inteiro.

Para conservar, o ideal é armazenar em local fresco ou sob refrigeração.

É bom lavá-los e limpá-los antes da utilização.

As raspas de limão podem ser congeladas num saco tipo zip por até três semanas. Elas irão perder um pouco da cor, mas irão funcionará bem em receitas cozidas ou assadas.


Com informações da Glamour Magazine