Fazer exercício físico favorece a nossa saúde como um todo, principalmente o coração. A prática também faz parte do tratamento para quem tem doenças cardiovasculares, devendo ser realizada de acordo com a capacidade individual e limitações da condição.
Segundo Eliana Pires, cardiologista do Hospital Felício Rocho, a prática de atividades físicas é benéfica, mas tudo deve ser feito com muito cuidado. Principalmente para aqueles que são praticantes de primeira viagem.
“Na avaliação, o profissional conhece as limitações do aluno e entende quais musculaturas precisam ser reforçadas”, explicou a médica em relação ao procedimentos anteriores ao início da prática.
Benefícios
Entre os benefícios do exercício físico, estão noites bem dormidas, perda de peso, ganho de massa magra, fortalecimento do coração e muito mais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica moderada a vigorosa por semana é o suficiente para evitar infarto, por exemplo.
Além disso, a atividade física pode diminuir sintomas de ansiedade, depressão, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e controlar doenças cardíacas. Tá esperando o que pra começar?
Mas calma, não é só colocar o tênis e sair por aí correndo ou subindo escada.
Se você é novato e quer começar a praticar exercício físico, veja essas dicas que preparamos!
1 – Busque uma avaliação física
Segundo Eliana, essa é a dica principal antes de começar a praticar exercícios. Busque uma avaliação médica!
“A depender do resultado (da avaliação física) a pessoa pode fazer caminhada, musculação ou um treino controlado”, destacou a médica.
Para pacientes com comorbidade o fator é mais sério ainda. A especialista indica a ida ao cardiologista anualmente ou a cada três anos.
Com a avaliação em mãos, e o direcionamento de um profissional, você não vai sofrer com lesões e a prática de atividade vai ser muito mais proveitosa.
2 – Procure exercícios que goste
Muito ruim fazer algo forçado, não é?
A mesma coisa vale para o exercício físico. Procure alguém que te dê prazer!
Seja a dança, corrida, futebol, transport ou até mesmo alguma arte marcial. A ideia aqui é que você fique motivado e busque cada vez mais melhorar a saúde.
Vale também esportes aquáticos. Que tal uma natação nesse calor que faz no país? Seria ótimo, não é mesmo?
3 – Escute seu corpo
Ele será seu limite! Qualquer sinal de desconforto ou dores, pare e busque a ajuda de um profissional.
Reconhecer as limitações é muito importante para quem está começando. No início, não abuse das cargas, seu corpo vai se adaptar naturalmente aos novos estímulos.
Lembre-se, todos nós precisamos de descanso.
4 – Alongue
Sim, faça alongamentos!
Eles são responsáveis por ativar a circulação sanguínea, reduzir o estresse, aliviar tensões e promover sensação de relaxamento.
Antes da atividade física, o alongamento vai funcionar como um fator de prevenção a lesões musculares.
Já após a atividade, sua função é relaxar a musculatura, evitando aquela dorzinha chata depois do treino.
5 – Alimentação é tudo!
Se você quer emagrecer ou ficar saradão, lembre-se que a alimentação é um passo muito importante para atingir seus objetivos!
Se possível, consulte um nutricionista, a estratégia é uma ótima pedida para conseguir ter um plano alimentar certinho.
Uma alimentação correta para seu objetivo será capaz de te dar energia diária para enfrentar os treinos e se recuperar durante o descanso.
6 – Comece devagar
É super normal querer ver resultados logos, mas tudo aqui deve ser realizado com paciência.
Ir com tanta sede ao pote pode acabar não sendo tão legal, principalmente para aqueles que estão saindo do sedentarismo.
Comece com treinos mais leves e vá, aos pouquinhos, aumentando a intensidade e ritmo.
Se você tem um personal trainer, ou até mesmo malha na academia, busque o professor e vá dando feedbacks de como tem reagido aos treinos passados.
Com informações de O Tempo, Smarfit e Opas.