Você sabia que basta tirar uma colher de sal das refeições para a reduzir a hipertensão? O efeito é tão positivo que, em alguns casos, pode ser comparável com resultados de medicamentos utilizados para controlar a pressão alta.

Um novo estudo de pesquisadores de uma universidade britânica e outra norte-americana foi feito com pacientes de meia-idade e idosos. A ingestão de sal foi reduzida próximo de uma colher de chá por dia, e os ganhos foram inacreditáveis.

“O resultado foi um declínio na pressão arterial sistólica em cerca de seis milímetros de mercúrio (mm Hg), que é comparável ao efeito produzido por um medicamento de primeira linha comumente utilizado para hipertensão”, disse Deepak Gupta, professor de medicina no Vanderbilt University Medical Center.


Hipertensão e a dieta

O estudo realizado pela Northwestern Medicine, nos Estados Unidos, e pela University of Alabama, na Inglaterra, tinha o foco em entender a relação de uma com menor ingestão de sal e a hipertensão.

“Este é um dos maiores estudos para investigar o efeito da redução do sódio na dieta sobre a pressão arterial que inclui pessoas com hipertensão e que já tomam medicamentos”, disseram em comunicado.

Anteriormente, os pesquisadores afirmaram que havia uma dificuldade de entender se, em pessoas que fazem o uso de medicamentos para pressão arterial, poderia diminuir ainda mais hipertensão se o sódio fosse reduzido. E eles conseguiram.




Dietas de sódio

Indivíduos de meia-idade a idosos, na faixa dos 50 a 70 anos, de Birmingham, Alabama e Chicago, foram separados em grupos. Um tinha uma dieta rica em sódio, o outro, uma dieta pobre do ingrediente.

Após uma semana, os indivíduos trocavam de grupos e eram submetidos a dieta oposta.

Além disso, os dados foram medidos por um aparelho de pressão arterial e coleta de urina.


A pressão caiu

Entre 213 participantes, a pressão arterial sistólica teve uma redução significativa em 7 a 8 mm Hg quando submetidos a dieta com menor quantidade de sódio.

“O efeito da redução do sódio na dieta na redução da pressão arterial foi consistente em quase todos os indivíduos, incluindo aqueles com pressão arterial normal, pressão arterial elevada, pressão arterial tratada e pressão arterial não tratada”, disse Deepak.

Em menos de uma semana, já era possível ver os resultados significativos.

“O fato de a pressão arterial ter cálido tão significativamente em apenas uma semana e ter sido bem tolerada é importante e enfatiza o potencial impacto na saúde pública da redução do sódio na dieta da população”, disse Cora Lewis, professora e presidente do Departamento de Epidemiologia da University of Alabama em Birmingham.

Os pesquisadores chamaram a atenção que, quanto mais produtos com baixo teor de sódio disponíveis no mercado, mais fácil fica para a população em geral ter uma melhora na saúde.

Só lembrando, indígenas dizem que sal é veneno. E repetem isso há décadas.


Com informações de Northwestern University.