Pesquisadores da Universidade do Texas (UT), nos Estados Unidos, descobriram um anticorpo que pode revolucionar o combate à Covid-19. Chamado SC27, esse anticorpo é capaz de proteger contra todas as variantes do vírus SARS-CoV-2, oferecendo novas possibilidades para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.

Como Funciona o Anticorpo SC27?

O SC27 foi isolado a partir do plasma de um único paciente e, após anos de estudo, os cientistas conseguiram decifrar sua sequência molecular. Esse avanço permitirá a produção em larga escala do anticorpo, que se liga à proteína spike do vírus — estrutura responsável por permitir que o vírus infecte as células humanas. Ao bloquear essa proteína, o anticorpo impede que o vírus se fixe nas células, prevenindo a infecção.

Tecnologia e Impacto

A tecnologia usada pelos pesquisadores para isolar o SC27, chamada Ig-Seq, forneceu informações detalhadas sobre como o corpo humano responde à infecção e à vacinação. Segundo Will Voss, um dos líderes do estudo, essa descoberta pode ser um grande passo em direção a uma vacina universal, capaz de gerar anticorpos com proteção abrangente contra o vírus em constante mutação.

Imunidade Híbrida|

Além do SC27, os pesquisadores também avançaram no estudo da imunidade híbrida — combinação de infecção natural e vacinação. A imunidade híbrida mostrou-se mais eficaz do que a infecção ou vacinação isoladas, oferecendo uma proteção mais robusta contra o vírus.

Novos Caminhos para Tratamentos

A descoberta do SC27 abre portas para novos tratamentos contra a Covid-19. Jason Lavinder, professor assistente de pesquisa, destacou que essa descoberta pode ajudar a proteger a população não só contra as variantes atuais, mas também contra as futuras. A pesquisa foi publicada na revista Cell Reports Medicine, e os cientistas já solicitaram a patente do anticorpo.

Essa descoberta traz esperança para a criação de vacinas e terapias mais eficazes, garantindo uma resposta mais eficiente no combate às variantes da Covid-19.