A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina Regional Santa Catarina (Fenabrave-SC) e o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de Santa Catarina (Sincodiv-SC), anunciou um desempenho do setor automotivo no estado, com um crescimento acumulado de 19,93% nas vendas de veículos de janeiro a setembro de 2024. Os emplacamentos chegaram a 160.333 unidades, em comparação com 133.687 no mesmo período do ano anterior.

Em setembro de 2024, as vendas tiveram um aumento de 22,30% em relação ao mesmo mês de 2023, com 18.880 unidades emplacadas, contra 15.438 no ano anterior. No entanto, em relação a agosto de 2024, houve uma leve queda de 3,04%, refletindo a dinâmica do mercado.

Os dados sobre o setor de Máquinas Agrícolas, por sua vez, são divulgados com um mês de defasagem devido à necessidade de levantamento junto aos fabricantes. Em agosto de 2024, esse segmento apresentou um crescimento de 9,12% em relação a julho, mas uma queda de 9,34% em comparação a agosto de 2023. No acumulado de 2024, houve uma diminuição de 26,24%.

Em entrevista o Diretor Executivo da Fenabrave/Sincodiv-SC, faz uma avaliação sobre a performance em setembro de 2024.

PITER SANTANA: O desempenho do setor automotivo em setembro de 2024 em Santa Catarina é positivo, mesmo com o recuo de 3,04% em relação a agosto. O aumento de 22,30% nas vendas comparadas ao mesmo mês do ano anterior demonstra um aquecimento significativo do mercado, reflexo do aumento da renda das famílias e das ações efetivas da Fenabrave/Sincodiv-SC para o fortalecimento do setor. Esse crescimento expressivo nos emplacamentos sugere que, apesar da leve queda mensal, o setor está em um caminho de recuperação e crescimento sustentado.

Entrevistador: Sobre a manutenção do patamar de crescimento qual a expectativa do setor: 

PITER SANTANA: Com um acumulado de 19,93% de crescimento até setembro de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, a expectativa de manutenção desse patamar até o final do ano. O cenário econômico favorável, aliado às iniciativas da gestão do Presidente Alfredo Breitkopf na Fenabrave/Sincodiv-SC, com a aplicação de novas metodologia para os pilares estratégicos de Representatividade, Relacionamento, Capacitação, Benefícios, Gestão e Social, reforçam a confiança de que o setor continuará a se desenvolver. No entanto, estamos monitorando de perto fatores econômicos e sociais que possam impactar a continuidade desse crescimento.

Entrevistador: Sobre o crescimento de ônibus e veículos comerciais leves, o que leva esse forte aumento nas vendas:

PITER SANTANA: O crescimento das vendas e emplacamentos de 69% em ônibus e 27% em veículos comerciais leves é um indicativo claro de um momento de atualização das frotas no Estado. A necessidade de renovação da frota para atender a demanda e as novas normas de sustentabilidade estão impulsionando esses números. A atualização das frotas é fundamental não apenas para a eficiência operacional das empresas, mas também para a redução das emissões e a melhoria da qualidade do transporte.

Entrevistador: A que você atribui a diferença dos resultados do estado em relação o nacional.

PITER SANTANA: Nosso estado tem demonstrado um crescimento histórico superior ao restante do país. Enquanto a média nacional de vendas e novos emplacamentos foi de 15,9% no acumulado de janeiro a setembro, Santa Catarina alcançou 19,93%. Nossa cultura empreendedora constrói uma economia robusta, que melhora a renda das famílias e impulsiona a produção da indústria e do agronegócio, resultando em um aumento na aquisição de caminhões. O comércio, por sua vez, se aquece, gerando demanda por novos ônibus, motocicletas e automóveis para o transporte de pessoas e mercadorias.

Esse cenário influencia diretamente o setor de distribuição de veículos, que hoje representa 25 mil empregos diretos e 5% da receita tributária do estado, evidenciando a representatividade e a importância do setor como um pilar forte do desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.

Na Fenabrave/Sincodiv-SC, estamos comprometidos em aprimorar continuamente o ambiente de negócios para nossos associados, implementando ações que incentivem uma gestão de alta performance. Além disso, buscamos fortalecer as áreas de vendas e pós-vendas, promovendo a competitividade do setor que impulsiona o estado de Santa Catarina.