A ação ou ato de inovar é o sinônimo de inovação. E Santa Catarina sabe bem disso, pois é o terceiro estado brasileiro em participação no Produto Interno Bruto (PIB), no setor de tecnologia, correspondendo a 7,5%, conforme o site estatístico Caravelas, com informações do IBGE e Bacen. Essa participação fica atrás dos estados de São Paulo e Amazonas. Se antes, era preciso ir em busca de tecnologia e inovação fora do estado, hoje exporta para outros estados.

A inovação, tecnologia e conhecimento produzido na Região Oeste estará em evidência durante a Feira Desbravalley que inicia amanhã (30), a partir das 19h, e segue até o próximo domingo (3), no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi. São mais de 150 expositores, entre empresas privadas, instituições públicas, startup, instituições de ensino que apresentaram o que há de melhor no setor, pensando, planejado e executado no Grande Oeste. 

O presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Mario Muxfeldt enaltece o movimento Desbravalley, iniciado a pouco mais de uma década. “É a união de um ecossistema que, através do conhecimento, inovação e tecnologia, pensam positivo para o crescimento e desenvolvimento da economia local e regional”, enfatiza. 

O evento é uma realização da Deatec, do Pollen Parque Científico e Tecnológico e da Prefeitura de Chapecó. Os patrocinadores do evento são: Sicredi, IXC Soft, ACB Bebidas, Amo Delivery, BRSIS, Ceraçá, Grupo Coonecta, Optidata, Sitran e BRDE. Como apoio estratégico estão a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e Sebrae. Os demais apoiadores são Chaminé, Chstands, MakRoma Produções e Eventos, Company Produções e Eventos e MRG.

Expectativa positiva com a programação 

A programação da feira é intensa e tudo acontece junto. Como novidade, o espaço Desbrave Negócios trará em evidência a oportunidade networking, negócios e parcerias. No Palco Principal ocorrerão palestras, workshops e talks, entre 20 minutos a 1hora de duração, com profissionais de áreas como desenvolvimento, design, marketing, cocriação, inovação, ESG, Smart Cities, estudos de futuro e Inteligência Artificial aplicada aos negócios, nos cinco dias de feira. Paralelo, acontece no espaço destinado às instituições de ensino superior, palestras para aprimorar habilidades e novos conhecimentos. As instituições que estarão expondo e participando desses momentos são: MEB conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fiesc/Sesi/Senai, Unochapecó, Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), Udesc, Unoesc, Senac e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Na sexta-feira (1º), ocorrerá a visitação de alunos das escolas públicas e privadas de toda a região, além do Torneio de Robótica do Grande Oeste (TRGO). Também iniciam as atividades do Startup Weekend (SW) Transporte e Logística, uma imersão de 54 horas para tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma startup que pretende solucionar os problemas de um dos setores mais importante da economia, o de transporte. 

No sábado (2), ocorrerá as Batalhas de Robôs e a Maratona de Programação. Ao longo de todos os dias do evento, atrações musicais também farão parte da feira. Aliás, outra novidade é a que o nome da feira “Desbravalley” estará exposta também em energéticos, chopp e suco que serão comercializados no evento. 

Negócios e conhecimento

A diretora executiva da Deatec, Viviane Negri reforça a importância desse momento. “A feira Desbravalley é um meio para mostrar as oportunidades no setor de tecnologia, inovação, educação e negócios no Oeste Catarinense. É a oportunidade de apresentar a ascensão do setor de tecnologia, seja em faturamento, empregabilidade, representatividade ante os demais setores, e o crescimento no PIB Catarinense, conforme dados do RAIS”, diz.

A feira terá acesso, estacionamento gratuito e praça de alimentação. Marcio reforça que a expectativa é que os visitantes tenham uma experiência impactante para todas as idades. “A feira é um espaço de inovação, de mão na massa, conhecimento e expertise. É a oportunidade de negócios, networking e conhecimento”, destaca Marcio. 

Para o prefeito, João Rodrigues, a feira é um momento de enaltecer o potencial do setor. “A Feira Desbravalley é mais um evento que nasceu dentro da Efapi e mostra o quanto Chapecó tem crescido na área de tecnologia. Somos um dos principais polos do setor no Sul do país e este evento será uma vitrine desse potencial. A Administração Municipal tem incentivado o empreendedorismo e a inovação e recentemente lançamos o projeto Geração Desbravalley, em parceria com o Deatec, Sesi/Senai e Pollen Parque, para capacitar as novas gerações na área de tecnologia, pensando na Chapecó do futuro”, destaca.

Viviane complementa que o setor é responsável por grande geração de empregos, onde que o estado ocupa o 4° lugar em geração de empregos, promovendo aumento de renda e qualidade de vida das pessoas. “A feira Desbravalley serve também para mostrar que nossa região se soma ao Estado, para que o setor chegue em faturamento na sexta colocação, a nível de país. Santa Catarina, de acordo com pesquisa recente do RAIS, detém 51% do rendimento total do setor”, explica.

O horário de funcionamento será no dia 30 das 18h às 21h. Já do dia 31 de outubro até 03 de novembro, o horário é das 9h às 21h.