No dia 27 de novembro a comunidade Jardim Solemar, em São José, recebeu a primeira ação do Instituto Ela Educadoras do Brasil. Para dar início aos trabalhos, foi realizada uma roda de conversa acompanhada de uma ação solidária, com a distribuição de absorventes para todas as presentes. O evento aconteceu no Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Solemar.

A roda de conversa foi conduzida por Rebeca Heinzen, médica ginecologista e voluntária do Instituto, que esclareceu dúvidas de meninas e mulheres de forma descomplicada sobre o tema “Ciclo Menstrual: conhecimento e autocuidado”. Para a doutora, “foi melhor que o esperado. Recebemos dúvidas espontâneas, que, apesar de básicas, revelaram a necessidade de esclarecer informações sobre nosso corpo.”

A atividade foi aberta a todas as mulheres da comunidade, reunindo meninas a partir de 12 anos. Maria Helena Kruger, superintendente da Fundesj e coordenadora da gestão regional de Santa Catarina, explicou que, ao longo do próximo ano, o projeto fixo trabalhará temas como empreendedorismo, saúde da mulher e cursos variados. Segundo ela, “nós trabalhamos exclusivamente com voluntárias; até o momento, somos quinze. O objetivo é aprendermos umas com as outras. Educamos meninas e mulheres para que elas tenham uma vida melhor.”

O projeto iniciado no Jardim Solemar será expandido para todo o estado de Santa Catarina. O Instituto Ela é uma rede nacional de educadoras que busca transformar vidas por meio da educação, com foco em mulheres e meninas que se encontram em situações de vulnerabilidade social, emocional e profissional.