Com o ingresso de seis novos empreendimentos e da nova rota do Goio-Ên, nesta semana, o turismo de Chapecó ganhou um novo impulso, firmando a cidade como um destino ainda mais atrativo. Em 2024, o projeto Desbrave Chapecó, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/SC, por meio do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora, alcançou resultados expressivos. Os novos empreendimentos que foram capacitados são a Rota Da Saúde e Bem-Estar: Ambiflora e Casas do Vale, Rota do Goio-Ên: Náutica Porto Goio-Ên, Capitão do Porto, Tirolesa Interestadual e Estância das Águas. Eles se juntam aos 19 já existentes nas rotas do Bem-Estar, dos Vales e Rural.
O prefeito João Rodrigues destacou que Chapecó investiu na infraestrutura urbana, com a reforma do Centro de Eventos, novos pavilhões na Efapi, pavimentação rural e agora o Autódromo Internacional, para fomentar o turismo. No projeto Desbrave Chapecó, o município também investiu na divulgação, sinalização e confecção de materiais para mostrar as atrações.
“Viajar é sempre bom, mas nós não precisamos ir para o outro lado do mundo para viver uma experiência que podemos ter aqui perto de casa. Depois do projeto Desbrave Chapecó nosso ICMS do turismo cresceu 130%. Isso mostra que está dando resultado. E, nós queremos integrar o oeste catarinense e o alto uruguai gaúcho, com roteiros que aproveitem as milhares de pessoas que vêm a Chapecó participar de eventos, além de atrair pessoas especificamente para conhecer nossas belezas naturais e nossa gastronomia”, disse Rodrigues.
GASTRONOMIA
Durante o evento, ocorreu a entrega do certificado à sete monitores de turismo, a apresentação de ações do Projeto de Turismo Integrado realizado dentro do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART) e o Festival Gastronômico, incluindo os estabelecimentos que integram o projeto. “O Festival Gastronômico propôs um grande desafio para esses empreendedores, que foram instigados a criar novos pratos, e em contrapartida o Sebrae/SC desenvolveu com eles a qualificação, através de oficinas gastronômicas, formação sobre preço e vendas e estratégias para melhorar a oferta dos seus produtos. E, para coroar, eles tiveram a oportunidade de apresentar o seu trabalho ao mercado durante o evento”, explicou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl.
Com isso os seguintes pratos foram criados: bolo de cabotiá (Café Colonial Sabores do Campo), salume e formagio – uma combinação de queijos, oleaginosas e frios – (Giardino Viel), flores e suas nuances e boeuf bourguingon (Aromas Horta e Jardim), tortei ao molho caipira (Recanto dos Pinhais), meet bols buffalo wings (Capitão do Porto), porco ao vinho, com patê de biomassa de banana (Quiosque Pachamama), lombo suíno regado a geleia defumada de abacaxi com pimenta (Da Casa Amarela).
INOVAÇÃO NA GASTRONOMIA
Para o proprietário do Restaurante Capitão do Porto Chef, Berg Valcacio, o ramo da gastronomia muda constantemente, e poder receber capacitações e oportunidades de criar pratos acrescenta muito para os profissionais. “Participar do Desbrave Chapecó é uma experiência enriquecedora para quem trabalha neste ramo. A cidade, conhecida por sua rica culinária, oferece um ambiente propício para a troca de ideias e o desenvolvimento de novos projetos. Meu objetivo é compartilhar a paixão pela culinária e discutir as oportunidades de inovação que o setor oferece. É um ganha-ganha, usufrui o cliente, conquista o empresário de gastronomia e ganha todo mundo, porque se você ficar dentro do quadrado sem inovar, está fadado ao fracasso”, destaca. O empreendedor salientou a criação do prato para o Festival. “Os desafios são sempre bem-vindos, em meu estabelecimento tenho vários pratos e para este evento não seria diferente. Criamos umas asinhas de frango com lenha de goiabeira, um mac and cheese, que é um macarrão com um molho de queijo, e uma costelinha suína com molho barbecue”. Geneci Andrioli, do Quiosque Pachamama, mostrou no Festival uma proposta que une sabor e sustentabilidade. Com uma alimentação livre de agrotóxicos e produzida localmente, o quiosque oferece uma experiência gastronômica única. “Somos produtores de uma alimentação natural e em nosso espaço proporcionamos esses alimentos. Poder discutir esse tipo de alimentação com outras pessoas é gratificante, mostrar deliciosos pratos produzidos de maneira mais saudável para o nosso organismo é muito importante”, comentou.
O prato que o estabelecimento desenvolveu para o Festival é com carne de porco crioulo ao vinho com patê de biomassa de banana servido na folha de bananeira. “Essa receita é um convite para uma jornada de sabores deliciosos da nossa culinária regional. Convidamos quem ainda não nos visitou, para ter essa experiência”, disse.