Com espírito inovador e energia de sobra, 85 alunos do 8º e 9º anos deram o pontapé inicial nas atividades de 2025 do Projeto Aprender a Empreender, em São Lourenço do Oeste. A aula inaugural do Grupo de Empreendedorismo, realizada na última semana, marcou mais um capítulo da iniciativa que, com apoio do Sebrae/SC, segue firme na missão de formar jovens protagonistas e empreendedores no município.

“O projeto tem como objetivo principal estimular o espírito empreendedor entre os estudantes, promovendo o desenvolvimento de competências empreendedoras relacionadas à criação e gestão de negócios, incluindo a continuidade de empreendimentos familiares, além de incentivar a inovação e o protagonismo juvenil”, destacou a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming.

Desde 2024, o Sebrae/SC é parceiro do Projeto Apreender a Empreender em São Lourenço do Oeste, promovendo a educação empreendedora por meio da aplicação da solução Crescendo e Empreendendo. Como resultado, foram capacitados 630 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. Para 2025, está prevista a continuidade da parceria, capacitando mais de 570 estudantes, reforçando assim o compromisso com a formação de jovens mais conscientes, protagonistas e preparados para os desafios do futuro.

 “Com encontros mensais ao longo do ano, os alunos participam de atividades práticas e discussões voltadas ao universo do empreendedorismo, conectando teoria e prática de forma dinâmica e transformadora”, pontuou a professora e coordenadora do projeto Aprender a Empreender em toda rede municipal de São Lourenço do Oeste, Rosi Mari Brandalize de Miranda.

Em 2024, foram 630 estudantes beneficiados, número expressivo para o primeiro ano de implementação do projeto em toda a rede. Para 2025, envolverá 577 alunos dos 8º e 9º anos das sete escolas da rede municipal de São Lourenço do Oeste. “A repercussão foi tão positiva que o Aprender a Empreender conquistou o 1º lugar em Santa Catarina na 3ª edição do Prêmio José Daura. A proposta foi reconhecida dentro da iniciativa Transformação MP, destacando-se pela sua relevância educacional e seu impacto social”, ressaltou Rosi.

A iniciativa é resultado da união de esforços entre Ministério Público, Sebrae/SC, Uno São Lourenço, agências bancárias, e 35 empresas parceiras locais, reforçando a importância da conexão entre escola, comunidade e setor produtivo. “A iniciativa representa uma oportunidade concreta de transformação. Mais do que teoria, o Aprender a Empreender oferece vivências que podem impactar diretamente o desenvolvimento econômico e social do município. Os alunos passam a enxergar possibilidades, entender a importância da inovação e, acima de tudo, a acreditarem no seu potencial”.

APRENDER A EMPREENDER

O projeto Aprender a Empreender surgiu em março de 2023 em São Lourenço do Oeste, em virtude de necessidades da rede municipal em melhorar o andamento das atividades escolares dos 630 alunos dos 8° e 9° anos do ensino fundamental II. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado entre o município e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para a sua inserção. Em 2024, mais um importante aliado integrou a ação, o Sebrae/SC que implementou a iniciativa Crescendo e Empreendendo.

Com o projeto, as empresas parceiras disponibilizaram vagas de jovem aprendiz para os alunos participantes. Já instituições públicas ofereceram oficinas, principalmente voltadas para as escolas da zona rural. As atividades foram conduzidas pelos professores coordenadores nas unidades educacionais durante o período regular, com uma aula por semana dedicada às atividades.