Yago Dora e Ítalo garantidos no Finals

Com a saída precoce dos brasileiros Yago Dora que se despediu nas oitavas de final do Tahiti Pro na 9ª colocação e do campeão olímpico Ítalo Ferreira na 5ª colocação nas quartas de final, mesmo assim ambos se mantiveram entre os Tops 5 do mundo, que disputarão o Título Mundial de Surf 2025 em Cloudbreak-Fiji no dia 27 de agosto.

Os grandes campeões da 11ª etapa WSL foram os australianos Jack Robinson e no feminino Molly Picklum.

O brasileiro João Chianca não se deu bem na rodada de abertura e foi para rodada de eliminação, mas se recuperou e voltou para as oitavas de final onde foi derrotado finalizando na 9ª colocação.

Os brasileiros, Filipe Toledo (17º), Miguel Pupo (17º) e Luana Silva (9º) não foram bem na rodada de abertura, foram para a rodada de eliminação onde não se acharam em suas respectivas baterias e foram eliminados do Tahiti Pro 2025. Essa foi a última etapa do circuito mundial de surf que seleciona os cinco melhores surfistas masculinos e femininos para decisão do título mundial. 

Agora é aguardar e acompanhar no dia 27 de agosto quando os cinco melhores do mundo, Yago Dora (BR), Jordy Smith(ZAF), Griffin Colapinto(USA), Jack Robinson(AUS) e Ítalo Ferreira(BR) se enfrentarão nas águas das Ilhas Fiji na Oceania. 

Yago Dora é vice-campeão no Open J-Bay 2024.

10ª Etapa WSL2025 - Jeffreys Bay - África do Sul, 11 a 20 de julho

Yago Dora conquista o vice-campeonato nas poderosas direitas da África do Sul e Filipe Toledo a 3ª colocação em dia de altas ondas em terras africanas, que tiveram baterias de 35 minutos na semifinal e 40 minutos na final, com ondas de 2 metros e excelente formação na sexta-feira (18). Yago que participa de sua terceira final na temporada no ano e assumiu a liderança do Ranking WSL 2025. Por muito pouco o evento não teve uma final verde e amarelo com Yago Dora x o bicampeão Filipe Toledo.

O grande campeão da etapa foi australiano Connor O’leary que compete pela bandeira do Japão e ocupa a 11ª colocação do Ranking 2025.

As disputas das oitavas no domingo (13/07) foram de 35 minutos, com series demoradas e com boa formação, ondas na casa de 1,5 metros, Ítalo Ferreia e João Chianca não conseguiram uma boa escolha de ondas e finalizaram nesta fase das oitavas de final na 9ª colocação.

No sábado dia (12/07) em baterias com tempo de 40 minutos, em ondas direitas mexidas na casa dos 1,5 metros de altura, Miguel Pupo e Alejo Muniz se despediram na 2ª rodada (eliminação) terminando o CT2025 na 17ª colocação.

No feminino aconteceu também no sábado (12) com tempo de 35 minutos cada bateria, ondas irregulares e demoradas entre uma serie e outra, onde na 2ª rodada (eliminação) Luana Silva não conseguiu boas ondas e se despediu do evento em J-Bay na 9ª colocação.

Brasileiros entre os 10 melhores colocados no Ranking WSL 2025

1º Yago Dora / 5º Ítalo Ferreira / 8º Filipe Toledo /13º Miguel Pupo/17º João Chianca, 22º Alejo Muniz e no feminino 10º Luana Silva colocação, todos garantidos para o mundial de surf 2026.

Muito orgulho e seguimos na torcida pelos atletas brasileiros.

Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.