" /> GenTV

Campanha Fevereiro Laranja alerta para sinais e tratamento da leucemia

Publicada em: 12/02/2026 14:50 -

Fevereiro foi escolhido como o mês dedicado à conscientização sobre o diagnóstico precoce e o tratamento das leucemias, além do incentivo às campanhas de doação de sangue e de medula óssea. Conforme o médico hematologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Rui Fernando Cardoso, a campanha Fevereiro Laranja tem o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a doença, tipo de câncer que afeta a medula óssea e o sangue.

Entre os sintomas mais comuns, o médico cita fadiga, cansaço, perda de peso, palidez, infecções recorrentes e sangramentos espontâneos que não estão relacionados a traumas. Também podem surgir manchas roxas pelo corpo, como hematomas e equimoses, além de petéquias, que são pequenos sangramentos. “Esses sinais estão relacionados às alterações das células, que acabam infiltrando a medula óssea e prejudicando a formação das células normais no sangue”, explica.

 

TRATAMENTO

O Dr. Rui destaca que o tratamento varia conforme o tipo da leucemia e que o diagnóstico precoce é fundamental para direcionar a conduta médica. “Hoje, com o diagnóstico precoce feito, conseguimos muitas vezes diferenciar as células da leucemia, saber se ela é crônica, se ela é aguda e esse tratamento é individualizado para a doença”, pontua.

O hematologista complementa que cada caso pode ter um tratamento específico, que vai desde transfusões de sangue até o transplante de medula óssea, o que ressalta a importância da campanha. “A doação de sangue e de medula óssea são alguns dos tratamentos fundamentais na leucemia mieloide ou leucemia linfocítica agudas”.

 

PREVENÇÃO

A prevenção da doença, assim como ocorre com outros tipos de câncer, está relacionada a hábitos saudáveis. “A prevenção é baseada em um estilo de vida, com alimentação saudável, atividade física, e sem tabagismo e excesso de álcool”, afirma.

Ele também chama atenção para um fator importante na realidade regional. “O uso de equipamentos de proteção individual, principalmente aqui na nossa região, que está muito relacionado às atividades agrícolas, é fundamental, especialmente para quem faz uso de venenos em lavouras”, conclui.

 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...