Se você quer estar em um espaço futurista, com inovações, tecnologia e muito conhecimento, então precisa passar pelo Parque Desbravalley, durante os 10 dias da Efapi 2023. Hoje, a inovação desempenha um papel fundamental na sociedade, contribuindo desde a melhora da qualidade de vida, no crescimento econômico, sustentabilidade, avanços científicos, melhoria na eficiência e desenvolvimento de ações para o presente e para o futuro.
O espaço conta com a participação de 10 instituições de ensino e 19 expositores em um espaço colaborativo, de oportunidades e networking. A abertura oficial aconteceu nesta sexta-feira (06) e contou com a presença de autoridades, profissionais do setor e o público presente na feira. O Parque Desbravalley é mais do que um espaço físico, ele é uma oportunidade de catalisar e transformar histórias que se conecta no presente e no futuro.
Para o presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Marcio Muxfeldt o real que virou digital, agora é real novamente. “O parque começou com o apoio do poder público, instituições e empresas de tecnologia. Os expositores que estão no Desbravalley não estão para entregar papel, mas, para fortalecer um ecossistema e crescer juntos. Pela primeira vez, universidades e empresas estão trabalhando unidas pelo ecossistema do Oeste catarinense. Um ecossistema forte, todo mundo forte”, reforça Muxfeldt. Mais de 200 voluntários são responsáveis pelo sucesso do parque.
Neste mesmo contexto, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Iomani Engelmann destaca a importância do Oeste de Santa Catarina no cenário de inovação, sendo um espaço inclusivo, gerando emprego de alta renda e prosperidade. “Somente neste momento, Santa Catarina tem mais de 10 mil vagas de emprego em aberto em tecnologia. É uma grande oportunidade para o estado gerar um emprego de alta renda, que é o compromisso do ecossistema de inovação. Nós queremos de fato mudar a realidade com emprego e empreenderismo”, enfatiza Engelmann.
Crescimento
Para o prefeito de Chapecó, João Rodrigues esse momento é de agradecimento pela dedicação ao desafio lançado pela prefeitura. “As pessoas que visitarem o espaço vão se encantar com o que tem aqui. As empresas de tecnologia em Chapecó elevaram a qualidade de vida, do salário e, esse espaço vem mostrar o que Chapecó tem de melhor, pois somos o principal polo de tecnologia do nosso estado”, afirma.
O head de inovação da Secretaria de Ciência de Tecnologia e Inovação do estado, Felipe Mandawalli reforça que uma estratégia de inovação passa pela estratégia de ecossistema. “Não tem como desenvolver inovação, sem desenvolver ecossistema. Quando nós enxergamos todos os representantes que estão trabalhando de forma proativa, voluntária e entregando valor para esse ecossistema é maravilhoso. Estamos construindo essa história para Chapecó”, destaca.
A presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Isabel Machado comenta que está orgulhosa com esse momento. “Quero parabenizar a todos pela dedicação, esforço e carinho por proporcionar esse espaço. Participar dessa construção é um orgulho grande, pois hoje quebramos paradigmas quando percebemos essas instituições de ensino e empresas com o mesmo propósito: uma sociedade melhor”, declara Isabel.
O diretor do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Mailson Putti lembra do esforço conjunto para que esse projeto se torne realidade. “É um sonho realizado, onde todos somaram forças para chegar a essa conquista. Esse momento vai gerar muitos frutos”, afirma.
Fotos: Créditos Michel Kuntze/ Parque Desbravalley