“Nosso objetivo era preparar o futuro. A ideia era fazer com que eles continuassem atuando não só na Associação, mas também contribuindo com a economia de Chapecó. Que criassem novas empresas e impulsionassem o crescimento da cidade.” A recordação foi do ex-presidente da ACIC, Antonio Rebelatto, durante a celebração dos 30 anos do movimento jovem empresarial da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC). A solenidade ocorreu no último sábado (9), no Complexo de Eventos Tabajara, em Chapecó.
Uma história que já recebeu mais de 800 empresas e empreendedores da região, mas que começou com apenas 30 empresários. “Precisávamos capacitar os jovens para que pudessem contribuir. Conseguimos, então, criar o Movimento Jovem Empreendedor de Chapecó, que foi essencial para essa preparação. Desde 1994 até hoje, muitos que passaram pelo núcleo foram pessoas que decidiram diversas situações. Temos ex-membros que são grandes empresários ou lideranças políticas. O objetivo sempre foi motivar o jovem a se envolver”, salientou o ex-presidente.
Humberto Scopel foi o primeiro coordenador e lembrou que, embora existissem limitações tecnológicas e financeiras na época, eles se organizavam espelhando-se em núcleos de outras cidades. Também encontraram uma forma eficaz de oferecer aprendizado e networking por meio de visitas às empresas, o que permitiu que os jovens trocassem experiências com líderes empresariais.
“Conversávamos com os dirigentes, grandes amigos que já nos recebiam com muita experiência e compartilhavam conhecimentos valiosos. Tenho certeza de que nosso objetivo foi alcançado, pois o projeto, incentivado por Antônio, continua a germinar e a dar frutos”, enfatizou Scopel.
O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, explicou que o movimento de jovens empreendedores foi criado para formar e desenvolver lideranças, originalmente focando em jovens empresários que eram, em sua maioria, sucessores nas empresas de suas famílias. Hoje, o perfil dos participantes mudou, abrangendo mais empreendedores iniciantes, muitos dos quais estão começando suas próprias empresas.
“Ainda assim, o objetivo de criar e desenvolver lideranças permanece. Sabemos que, quando somos mais jovens, temos muito a amadurecer e aprender ao longo do caminho e nosso ímpeto, muitas vezes, acaba superando a razão em alguns momentos. Esse grupo serve para aprendermos tudo que envolve liderança, ganhar conhecimento e vivência, para que possamos liderar outros grupos maiores e de outras relevâncias no futuro. É um grupo realmente importante para nós”, explanou Rebelatto.
PRESENTE E FUTURO
“Hoje, quando olhamos para frente, sabemos que o caminho não será sempre fácil, mas é justamente por isso que o associativismo é tão importante. Trabalhar juntos, sonhar juntos e, principalmente, construir juntos. É isso que nos torna mais fortes e nos ajuda a ir além”, frisou o atual coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, Alex Kreuz.
O coordenador ainda agradeceu a todos que contribuíram para o evento do fim de semana. “Agradeço de coração a todos os nucleados e parceiros que, com seu apoio, trabalho e dedicação, tornaram possível essa celebração. Aos ex-coordenadores, que dedicaram tempo e esforço para construir e manter vivo o espírito do nosso núcleo. Vocês são a razão pela qual temos uma base tão sólida”, encerrou.