Harmonização orofacial e a odontologia: o que você deve saber sobre esta especialidade.


Para começarmos a falar sobre Harmonização Orofacial (HOF) é importante entendermos o conceito que engloba esta Especialidade: “ Harmonização Orofacial é um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face”.

Reconhecida pelo CFO (Conselho Federal do Odontologia) como uma Especialidade Odontológica desde 2019 (resolução CFO 198/2019) Cirurgiões-Dentistas

estão aptos a exercer a especialidade uma vez que aquele pensamento que “Dentista só cuida de dente” já caiu por terra, visto que estes profissionais estudam e tem conhecimento anatômico desde o início da vida acadêmica de todas as estruturas de rosto e pescoço (ossos, músculos, nervos...) que são área de atuação do Cirurgião- Dentista.


Procedimentos como: Toxina Botulínica, Preenchimentos faciais com Ácido Hialurônico, Bioestimuladores de Colágeno, Microagulhamento, Intradermotarapias, Lipo de Papada, Bichectomia e fios de PDO são alguns exemplos do procedimentos que podem ser feitos dentro da Especialidade de Harmonização Orofacial, onde será possível corrigir assimetrias, volumizar áreas do rosto como lábios, mandíbula, queixo entre outras, eliminar a flacidez da pele, suavizar rugas e marcas de expressão, restabelecer funções mastigatórias e respiratórias, corrigir postura de músculos faciais, mas acima de tudo melhorar nossa autoestima, gerenciando nosso envelhecimento com qualidade!

Procure um profissional de sua confiança, pesquise sobre o assunto e seja feliz! Afinal autoestima elevada vai fazer você se sentir melhor e mais feliz!



Keytte Novellino é Cirurgiã- Dentista, especialista e professora em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Harmonizadora Ortofacial