Uma noite de amostras, aprendizados e muita evolução. Assim encerrou nesta semana em Chapecó, o programa “Multicanais: o varejo na era digital”, desenvolvido pelo Sebrae/SC e pelo Sicom. A capacitação realizada pelo SENAC, beneficiou nove micro e pequenas empresas associadas ao Sicom de Chapecó. Com duração de seis meses, a capacitação foi voltada para mídias digitais e teve como objetivo auxiliar os responsáveis pela comunicação da empresa a utilizar as mídias sociais como ferramenta de marketing prospectando visibilidade e lucro para o negócio.
Estiveram presentes no evento o analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, diretor executivo do Sicom Almeri Dedonatto, a coordenadora da Educação Corporativa do Senac Chapecó Marcia Simon, os agentes de capacitação e os empresários envolvidos nos cursos.
Para Jacobus, o trabalho foi focado em ajudar as empresas do comércio a melhorar sua comunicação e a adaptação à era digital. “O estudo realizado pelo Sebrae/SC e Sicom buscou fornecer um suporte para as empresas do comércio, que são o ramo que possui uma grande concorrência. Identificamos que para preparar os empresários a essa nova era, é necessário estruturar uma integração dos canais de comunicação do estabelecimento com o cliente de uma forma mais efetiva. Com workshops para fornecer a teoria e consultorias nas empresas para ver a prática, conseguimos capacitar esses empresários, que receberam o certificado de empresa Multicanal na era digital, sendo o primeiro projeto com essa temática no estado de SC”, comemorou Jacobus.
Neste encerramento as empresas apresentaram a nova roupagem, expondo ideias que estão sendo colocado em prática. “Contamos com a parceria do Senac, com os profissionais à disposição. Cada empresa recebeu uma avalição, antes da capacitação e após, um plano de ação individual para estabelecer as estratégias para o próximo ano”, explicou Jacobus.
Dedonatto destacou que o formato de trabalho, voltado à consultorias e repassando conteúdo, foi complementar. “O programa tem um certo pioneirismo no formato de aplicação. Estamos muito satisfeitos com a participação dos empresários, que com certeza tem uma nova visão das mídias digitais, que vem para fortalecer o comércio, utilizando diversos canais”, ressaltou.
Um novo olhar
O programa foi composto por cinco workshops presenciais com especialistas que retrataram o marketing digital, Instagram e Facebook, Canva para negócios, estratégias de vendas nas mídias digitais e WhatsApp Business. Os empresários apresentaram o que aprenderam, as mudanças que implementaram nos estabelecimentos e fizeram uma autoavaliação do antes e depois da empresa.
A sócia-proprietária da Loja Nazari de Chapecó, Daniela Nazari, ressaltou que a participação no programa ampliou a visão de mercado. “Antes ficávamos receosos de usar ferramentas como o Instagram, por não entender muito, mas depois do Multicanais até contratamos uma pessoa para focar no marketing da empresa. Tivemos uma grande alavancada nas vendas, com pessoas novas que viram nossas postagens e viraram clientes. As consultorias auxiliaram demais para sanar as dúvidas e fornecer suporte”, comemorou Daniela.
Para a analista comercial da Infogen Gescooper Isabela Sudatti, os objetivos da empresa foram atingidos após participar do Multicanais. “Conseguimos, a partir do programa, melhorar nosso posicionamento de marca no mercado e organizar os projetos digitais, redes sociais, site. As consultorias foram importantes, ter alguém fornecendo um apoio e conhecimento ao seu lado. Conseguimos ajustar, por exemplo, nosso Instagram com editorias, com um calendário de conteúdos”, pontuou Isabela.
Multicanais
Podem participar dos Multicanais microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas associadas ao Sicom. Devido ao grande sucesso, a continuidade do programa já foi anunciada para o ano de 2024. Para mais informações da capacitação no próximo ano, entrar em contato com o Sebrae – Chapecó 3330-2802