Circuito Mundial de Surf com atletas mais experientes

O ano de 2025 começa de forma brilhante para a elite do surf brasileiro, com atletas mais experientes em busca do tão sonhado título mundial. 

Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Ítalo Ferreira (2019), Yago Dora e Tatiana Weston-Webb garantiram suas vagas direto pelo circuito principal da WSL (World Surf League).

Os demais tiveram que competir nas 6 etapas do Challenger Series que é a porta de entrada para o Championship Tour - CT, onde 96 homens disputam 12 vagas e 64 mulheres disputam 6 vagas para o sonhado mundo das estrelas do surf.

Nesta última lista classificatória tivemos o retorno de grandes nomes do surf que estavam no CT 2024 e foram cortados no meio do ano pela pontuação, como Miguel Pupo, Samuel Pupo e Deivid Silva. Já Alejo Muniz e Ian Gouveia experientes e conhecedores, após alguns anos fora, alcançaram novamente a vaga. Único atleta estreante na equipe brasileira é o paulista Edgard Groggia.

Brasil confirmou 11 surfistas (masculino) na Elite do Surf Mundial WSL CT 2025, em um total de 34 atletas na disputa. É o país com maior número de participantes masculinos no Championship Tour e uma (1) atleta no feminino, totalizando 12 atletas no Circuito Mundial de Surf 2025.

O seleto grupo de surfistas brasileiros garantidos no Championship Tour (CT) 2025 WSL (Liga Mundial de Surf) são: Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Yago Dora, Filipe Toledo (2022), João Chianca, Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Deivid Silva, Miguel Pupo, Edgard Groggia  e Tatiana Weston-Webb.

Alejo Muniz (34)  nasceu na Argentina, mas se naturalizou Brasileiro e compete pelo nosso país desde que competia como amador. Ficou oito anos fora do CT, ele que é muito disciplinado e focado em tudo que faz profissionalmente e sempre diz “Nunca deixei de acreditar em mim”, passou por cirurgias e ficou muito emocionado após a classificação. Alejo foi o terceiro brasileiro a conquistar a vaga na WSL através do Challenger Series.

 Ian Gouveia (32) pernambucano radicado em Florianópolis e hoje morando em São Paulo, vai para a sua terceira temporada, com muita experiência adquirida durante estes anos no Tour, vem para 2025 mais focado e preparado física e mentalmente. Ficou seis anos fora da elite do surf mundial, ele que é filho da lenda viva Fabio Gouveia - primeiro Campeão Mundial Amador 1988, um dos responsáveis pela valorização e reconhecimento internacional do surf brasileiro.

Das dez vagas classificatórias para o CT 2025 o Brasil conseguiu classificar seis atletas pela divisão de acesso (Challenger Series).

Agora o time brasileiro segue com tudo rumo ao Hawaii para a primeira etapa da elite do Circuito Mundial, o Championship Tour 2025, que acontecerá entre os dias 27 de janeiro e 08 de fevereiro. 

Durante a escrita dessa coluna soubemos que o tri campeão Gabriel Medina se machucou nos treinos intensivos, se preparando para a 1ª etapa do tour em Pipeline, passou por cirurgia no ombro dia sábado (11) e estará fora da temporada 2025.

Boa sorte aos 12 atletas do time brasileiro: Tatiana Weston-Webb, Ítalo Ferreira, Yago Dora, Filipe Toledo, João Chianca, Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Deivid Silva, Miguel Pupo e Edgard Groggia.


Foto: sombreirosurf.com

Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.