
Travado duelo emocionante entre os brasileiros Yago Dora e o campeão mundial e olímpico Ítalo Ferreira, com shows de aéreos na disputa, onde Yago Dora levou a melhor nas alturas em uma decisão muito acirrada para os atletas e delírio do público. O Pro Portugal (3ª Etapa Circuito Mundial de Surf) terminou no domingo (23/03) com Yago assumindo a 4ª posição no ranking do Mundial de Surf e Ítalo Ferreira continua como líder e detentor da camisa amarela de campeão do Ranking. Yago que entra no time como o sétimo vencedor nas águas de Portugal, ele que está na sua segunda vitória no Circuito, em 2024 venceu no Brasil.
No feminino a norte-americana Caroline Marks foi a grande campeã não dando chances para a havaiana Gabriela Bryan, as finais aconteceram em ondas irregulares de 1 a 1,5 metros.
A Elite do surf mundial desembarcou em Portugal, mas precisamente em Supertubos – Peniche entre os dias 15 a 25 de março onde aconteceu o Pro Portugal, 3ª etapa do Circuito Mundial de Surf.
O time brasileiro masculino chegou completo com dez atletas no masculino e duas representantes no feminino, Alejo Muniz, Deivid Silva, Edgard Groggia, Filipe Toledo, Ian Gouveia, Ítalo Ferreira, João Chianca, Miguel Pupo, Samuel Pupo, Yago Dora, Tatiana Weston-Webb e Luana Silva.
No Round de abertura avançaram direto para o Round 32 (3ª fase), Ítalo Ferreira, Yago Dora, Filipe Toledo, Alejo Muniz e Miguel Pupo, lembrando que avançam os dois primeiros do round de abertura. Nesse round de abertura o show de surf foi do Ítalo Ferreira, que competiu com a lycra amarela por ser o líder do circuito mundial no momento, fazendo um somatório de 16,43 dos 20 possíveis, com notas 8,83 e 7,60, aplicando vários aéreos de seu repertório.
No round de eliminação conseguiram se recuperar e retornar ao evento principal os atletas Deivid Silva, Edgard Groggia, Samuel Pupo e Luana Silva.
Já os atletas Ian Gouveia, João Chianca e Tatiana Weston-Webb se despediram do evento no round de eliminados do CT de Portugal.
A atleta Luana Silva não conseguiu repetir a boa atuação do round anterior e deu adeus a competição no 3º heat do roud 16 na 9ª colocação.
O evento ficou parado vários dias pelas condições do mar.
Enquanto Alejo Muniz, Deivid Silva, Miguel Pupo, Edgard Groggia e Samuel Pupo se despediram no roubd 32 na 17ª colocação, o Brasil seguia na espera de melhores condições do mar com três brasileiros Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Yago Dora classificados para as oitavas de final.
Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Yago Dora, avançaram para as quartas de final, mas Filipe Toledo parou nas quartas de final, conquistando a 5ª colocação na etapa de Pro Portugal 2025.
Ítalo Ferreira e Yago Dora avançaram das quartas para semifinal indo para a disputa brasileira na grande final.
Da Europa a elite do Circuito Mundial de Surf segue para o El Salvador / America Central, onde de 02 à 12 de abril acontecerá o El Salvador Pro, 4ª Etapa da Elite do surf Mundial. .
Muito orgulho de todos nossos atletas! Seguimos na torcida pelos atletas brasileiros!
Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.