A Associação, Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços (ACIC), com a participação de membros do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) iniciou, nesta quarta-feira (02), as aulas do Crescendo e Empreendendo. A iniciativa faz parte do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae/SC e da Junior Achievement (JA). O objetivo de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, incentivando-os a identificar oportunidades e a refletir sobre o empreendedorismo e a vida profissional.

Participam do programa em torno de 30 alunos da ONG Verde Vida e do Programa Viver, a duração será de cinco semanas.

“Nossa proposta é desenvolver uma mentalidade empreendedora que incentive eles a assumirem a responsabilidade por suas escolhas e a não se verem como vítimas das circunstâncias. Queremos que estes jovens entendam que o sucesso depende de decisões assertivas, disciplina e dedicação”, explicou o diretor de empreendedorismo da ACIC, Robert Otto.

O diretor salientou que com a participação dos nucleados, que possuem a experiência real do mundo do trabalho, as aulas recebem um conteúdo mais prático. “Um especialista em marketing pode compartilhar suas habilidades em aulas, o que possibilita aos alunos uma visão prática e atualizada sobre o mercado. Essa abordagem colaborativa não só prepara os jovens para o empreendedorismo, mas também os capacita como agentes de mudança em suas comunidades”, complementou Otto.

De acordo com a nucleada do NJE e também uma das tutoras da turma, Letícia Dalla Vecchia, o Crescendo e Empreendendo é uma iniciativa transformadora. “Nós aprendemos junto com os alunos. É inspirador acompanhar a evolução do pensamento deles ao longo das aulas. Na última edição, ficou claro o quanto esses jovens têm sede de sonhar e acreditar em um futuro melhor. Por isso, nesta nova fase, teremos a participação de uma psicóloga especializada, que trabalhará justamente esse despertar, ajudando-os a enxergar o poder dos seus sonhos e a acreditar que eles podem se tornar realidade”, informou.

O grande objetivo do projeto é despertar atitudes empreendedoras, independentemente da área em que os jovens escolherem atuar. “Queremos que eles saiam prontos para criar oportunidades, resolver problemas e transformar o ambiente onde estiverem”, apontou.


Durante as atividades, os participantes são incentivados a identificar oportunidades e construir atitudes empreendedoras. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação).