
Chapecó gerou um saldo positivo de 2.245 novos empregos com carteira assinada nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, de acordo com os dados divulgados esta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). A cidade se destacou em Santa Catarina, ocupando a quarta posição no estado e a 35ª no país, entre mais de 5.500 municípios brasileiros.
O setor de comércio foi um dos grandes destaques, com 624 novas vagas, posicionando Chapecó como o terceiro município do Brasil com o maior saldo de empregos gerados neste setor. O comércio varejista, com 428 vagas, foi o responsável por grande parte desse resultado, o que, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Chapecó, Márcio da Paixão Rodrigues, é um bom indicativo de consumo e crescimento da renda. “Quando temos contratações no comércio, é sinal de que o consumo está aquecido, o que, por sua vez, gera novos negócios e investimentos”, afirmou Rodrigues.
O secretário também destacou a diversidade de empregos gerados. O setor de serviços, que criou 848 novas vagas, foi um dos maiores impulsionadores do crescimento, com destaque para as áreas de educação, transporte e armazenamento. Além disso, a indústria contribuiu com 422 vagas e a construção civil com 364 vagas.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, reforçou o momento positivo para a cidade. “Chapecó continua crescendo, atraindo investimentos e gerando empregos. A perspectiva é manter esse ritmo de criação de vagas, com a inauguração de novos empreendimentos e o lançamento, esta semana, de um edital para 27 lotes no Distrito Industrial Luiz Henrique da Silveira, na Linha Simonetto. A Prefeitura tem trabalhado para desburocratizar processos e estimular o desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
Evolução do Emprego Formal - 10 Primeiros Municípios do Brasil no Comércio em 2025
1. Curitiba (PR)– 1.100 vagas
2. Goiânia (GO)– 832 vagas
3. Chapecó (SC)– 624 vagas
4. Cajamar (SP) – 559 vagas
5. Maringá (PR)– 573 vagas
6. Cascavel (PR)– 394 vagas
7. Salvador (BA) – 392 vagas
8. Aparecida de Goiânia (GO) – 308 vagas
9. Formosa (GO) – 296 vagas
10. Palmas (TO) – 296 vagas
11. Gravataí (RS) – 285 vagas