Nossa casa, nossa primeira empresa


Toda casa tem pessoas, tem animais, tem processos, tem suprimentos, tem equipamentos. E como tal, deveria funcionar exatamente como uma empresa. Com cada pessoa realizando uma tarefa, cuidando de um departamento, dividindo funções, preservando o patrimônio comum a todos - que eu considero ser o mais rico dos patrimônios: “o tempo para o lazer, para o descanso” de cada pessoa que na casa vive!


Nossa casa, nossa Primeira empresa. Você já parou para ver sua casa como sua empresa?


Pois bem, se isto lhe anima, faz pouco, bem pouco tempo que eu passei a ver minha casa como a minha primeira empresa. Por anos eu executava as tarefas sem pensar em resultados, sem analisar necessidades, sem me importar se eu viajaria, se eu teria um dinheiro guardado, se eu descansaria, se eu deixaria de realizar aquelas faxinas exaustivas de final de ano, se, se, se…


Eu muito menos enxergava que fali minha empresa muitas vezes. Deixei faltar recursos em vários departamentos, pois me desdobrava para ser a Profissional exemplar no mercado de trabalho. Minha casa era o segundo ou o último plano (até me encontrar com a organização doméstica) Em casa ia daquele jeito. Trabalhava sábados, domingos, feriados, faxinava as férias inteiras…


Eu descobri a organização como libertadora após os meus 50 anos. Percebi que muitos dos ensinamentos de mamãe, eu não ouvi como deveria. Ah! Eu ia fazer do meu jeito, afinal, para a gente ser bom a gente precisa trabalhar muito não é? Nada disso!!


Nosso corpo e mente merecem descanso. Merecem cuidados. Toda “dona(o) da casa” ou “dona(o) de casa”, não merece fazer tudo sozinha(o). Cada pessoa que ali, tem seu pacotinho e pode ajudar a carregar algum a mais. Pode ajudar a executar uma tarefa e assim ninguém se sobrecarrega, e a  família cresce organizada, cresce junto e forma filhos organizados. Homens, mulheres, crianças, adolescentes, todos podem desde cedinho aprenderem, se organizar. O casal desde o casamento, deve

olhar para suas casas como uma empresa e já traçar um Plano de ação para dividirem as atividades domésticas e não apenas os recursos financeiros.


Uma casa bem cuidada, organizada, administrada é um lugar abençoado onde a família terá prazer em chegar e ali estar. Afinal, não existe varinha mágica para nada nessa vida e muito menos para salvar uma casa da bagunça e uma família do caos.




Mariza Pasa é mãe e apaixonada pela família, amante da natureza, Facilitadora e Palestrante em Organização Doméstica e Empresarial. Atua como Personal Organizer há 8 anos, realiza Treinamentos e Workshops focados nas limpezas domésticas e capacitação para empregados do lar, e corporativos.


É formada em Administração de Empresas, com especialização em Engenharia de Produção ambas pela UnoChapecó. Atuante por 38 anos em Setor administrativo de empresas de pequeno, médio e grande parte, ingressou no segmento de Organização Residencial, como novo projeto de vida, onde transformar, levar organização e rotinas para limpezas, é a sua paixão.