Encerrou na sexta-feira, 08 de dezembro, a primeira edição da Feira das Abelhas do Bem. O grupo de voluntárias é composto por 50 artesãs, que reúnem-se semanalmente no Centro Social Saic Ilma Rosa de Nês (CSU), para a prática do artesanato sustentável, colocando sua criatividade e amor em suas atividades, no intuito de realizar grandes ações para os que necessitam.


Criado neste ano e com o slogan “São como Abelhas cumprem a missão de levar o bem a quem dele necessite”, as Abelhas do Bem  já realizaram diversas ações que impactaram positivamente a comunidade chapecoense a exemplo das Colchas de Retalhos, doadas as crianças carentes do município de Chapecó, cujas famílias são previamente analisadas pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; e também cobertas inferiores que serão repassadas aos animais de estimação das famílias carentes.


Além disso o grupo produz “Rosquinhas de Leite”, roscas feitas de malha e preenchidas que são destinadas ao Banco de Leite do Hospital Regional de Chapecó, que entrega a todas as mãezinhas da maternidade que amamentam seus filhos, evitando fissuras dos mamilos. De acordo com Reani, todo o material vem de doações das Industrias e Malharias Têxteis de Chapecó.




De acordo com Reani Maria Lorenzetti, gestora do CSU e fundadora das Abelhas do Bem o voluntariado despertou no coração das pessoas que fizeram acontecer e tornaram a feira um verdadeiro sucesso. “Gratidão é a palavra que define, pois tal como as abelhas, somos capazes de mudar o interior das pessoas com pequenos gestos, o que nos enche de orgulho por poder ajudar a quem necessita. Agradeço as artesãs que fizeram um lindo trabalho, ao grupo de idosos que se juntaram a nós para ampliar o sucesso da feira e, principalmente, a professora artesã  Rosi que  foi orientadora  cada passo dado”, complementa.


Úrsula Scapinello é voluntária das Abelhas do Bem reforça a importância do voluntariado. “É gratificante  doar um pouquinho do seu tempo em prol da sociedade, amenizando a dor do outro, em especial as pessoas mais vulneráveis, e ainda ter a oportunidade de aprender algo a mais pois somos um eterno aprendiz”.


Além da exposição de peças produzidas pelas voluntárias a feira contou com a participação de Deisi B. De Oliveira e  Paola Regoso, do Incanto Movimento Interior, que promoveram uma bela intervenção levando visitantes e participante a um momento único e mágico. A Palhaça Margarida também esteve na feira, interagindo com as pessoas e alegrando a tarde.






Sobre o Centro Social Saic ‘Ilma Rosa de Nês”


O Centro Social Saic “Ilma Rosa de Nês” nasceu em 1982 por meio de uma convergência de esforços das lideranças da comunidade SAIC, Município e Estado. Por entender a educação e o social como agentes de inclusão e transformação o CSU, como é conhecido, atua ao longo dos anos na construção de projetos que atenda as necessidades das famílias, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; buscando gradativamente a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


No ano de 2023, foram realizados em média 600 atendimentos semanais nas diversas atividades oferecidas pelo CSU. A expectativa em relação ao novo ciclo que inicia em 2024 é continuar o crescimento das atividades desse Centro Comunitário, ultrapassando 1.00 atendimentos e outras ações na comunidade.


Entre as atividades disponíveis a comunidade está o Projeto Educação & Arte, reconhecido em 2011 com o Prêmio de Melhor Projeto Social da região Sul do Brasil e finalista nacional do Prêmio Itaú Unicef, o projeto atua nas áreas de Educação, Arte, Cultura, Esporte e Inclusão Social, atendendo 350 crianças e adolescentes mensalmente, em horário complementar a escola, numa perspectiva de educação integral.


Conta atualmente com oficinas de violão, teclado, percussão, dança, teatro, inclusão digital, ginástica rítmica, futebol, tênis de mesa, voleibol e karate. O projeto vem desde a sua fundação cumprindo um papel importante de agregação, de socialização, de inclusão e transformação


O Centro Social possui ainda um grupo de idosos, que realiza atividades semanais de lazer, dança e pilates para adultos e aulas de informática.