Entre destinos, comidas típicas, artesanato e muita conversa foi lançado na última semana em Chapecó o Circuito das Termas, projeto do Sebrae/SC que envolve cinco cidades do oeste catarinense com rotas turísticas atemporais. O evento contou com a presença de lideranças políticas da região, representantes do Sebrae e os responsáveis pelas rotas.
A Rota é composta por cinco municípios do oeste catarinense, na região do Vale das Águas: Quilombo, São João do Oeste, Palmitos, Águas de Chapecó e São Carlos. Eles oferecem as águas termais, turismo rural, eventos e atrativos locais, proporcionando aos visitantes uma experiência ampla.
O analista de negócios do Sebrae/SC Arildo Jacobus destacou a atividade turística na região, com o objetivo de integrar visitações durante todo o ano. “Nossa intenção com este roteiro integrado é que as pessoas tenham um conceito de turismo macrorregional. Esta ação é resultado de um processo de mais de oito anos de estudo. Pois tivemos alguns contratempos como questões climáticas, pandemia e crises. Porém, fortalecimento dos empreendedores na busca de valorizar seus atrativos faz com que continuemos trabalhando”.
O gestor regional da Rede de Agentes, Réges Chimello, explica que há projetos destinados ao turismo. “Foi desenvolvido e entregue o Circuito das Termas, voltado a locais com águas de temperaturas agradáveis tanto no verão como no inverno. Nossa intenção é que as pessoas aproveitem isso o ano todo. Assim, os turistas podem ver a região oeste como ela é: com belas paisagens e rotas de visitações e gastronomia. Além disso, mostra o trabalho realizado pelo Sebrae, para que os empreendedores vejam o que pode ser melhorado em seus empreendimentos”.
A gestora regional do programa Cidade Empreendedora no oeste Gabriela da Costa Heming ressaltou, na oportunidade, o auxílio aos empresários para desenvolver projetos voltados ao turismo. “Essa parceria com os municípios é muito importante. Precisamos do setor público e dos empreendedores unidos para levar iniciativas como essa adiante. O Sebrae/SC possui inúmeros projetos, que só são possíveis quando todos que estão envolvidos pegam firme e fazem acontecer”.
Rotas em desenvolvimento
Na oportunidade também foram apresentadas rotas em andamento da região catarinense:
- Filó Lindóia do Sul: Capital Catarinense do Filó, com a preservação das tradições italianas.
- Turismo Xaxim: voltado ao agro turismo, com forte cultura italiana, como a Villagio Famiglia Rossini, que participa da rota e possui um museu aberto para visitação e oferece gastronomia típica italiana. Além disso, estão sendo desenvolvidas outras propriedades que desejam integrar a rota.
- Maravilha: Cidade das Crianças, com o Trenzinho Maravilha em diversos eventos do município e o Carrossel e os Mascotes da Cidade, que são projetos que estão em andamento.
- Caxambu do Sul: com uma ideia inovadora: projeto da prainha, o qual já está em execução.
- Desbrave Chapecó: com produtos turísticos como ecoturismo e gastronomia na área rural e já conta com oito empreendimentos. Em 2024 serão 4 turmas de capacitação para empreendedores que desejam integrar a rota.
- Nova Erechim: rota de turismo rural, com lindíssimas paisagens e uma variada gastronomia.
- Lajeado Grande: com a rota da ovelha e sabores, um roteiro gastronômico diversificado e com contato com a natureza.
- Arvoredo: dedicada também a rota de turismo rural gastronômica, intitulada Delícias de Arvoredo.
- São Carlos: rota de turismo rural e o destaque para as águas termais.
- Caibi: famosa pelo Doce Natal, evento que atrai um grande público.
- Quilombo: com a rota de turismo rural, a rota do gole, e abençoada com suas quedas d’água.