Há cerca de dois bilhões de adultos com excesso de peso no mundo, dos quais 650 milhões são afetados pela obesidade. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), representam 39% de adultos com 18 anos ou mais que estavam acima do peso, destes, 13% eram obesos.

Pensando em auxiliar os beneficiários do Plano Unimed Personal com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30%, a Cooperativa médica lançou em 2023, duas turmas do Programa de Tratamento à Obesidade. O objetivo é auxiliar os participantes na redução da massa corporal, de forma gradativa, prevenindo ou controlando as comorbidades, promovendo a autonomia de escolha alimentar, o senso crítico e a corresponsabilização.

Tudo isso com orientação nutricional, apoio psicológico, orientação médica e farmacêutica, monitoramento de pressão arterial pela enfermagem e acompanhamento com educador físico. O Programa proporciona também, hábitos de vida saudáveis, troca de saberes e apoio de equipe multiprofissional, visando a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida.

De acordo com a psicóloga da Unimed Personal, Deisy Parnof, o Programa tem duração de seis meses, com encontros presenciais de forma quinzenal e a participação é livre, ou seja, nenhum beneficiário é obrigado a participar e pode sair quando considerar conveniente. “Para o início do Programa, é realizada uma consulta com o médico de referência da Unimed Personal, para avaliação do estado geral de saúde e fornecimento de atestado de aptidão física. Também, é realizada consulta com nutricionista e psicoterapia caso exista a necessidade e desejo do usuário”, explica.

Neste primeiro ano do Programa, três pessoas completaram o processo na primeira turma, e sete na segunda. O encerramento ocorreu no mês de outubro. 

UMA DECISÃO PARA MUDAR DE VIDA

Quando a técnica de laboratório da Unimed Chapecó, Elizangela Maria da Silva, recebeu o convite para participar do Programa, a primeira sensação não foi boa, afinal, veio à sua mente que todos viam que ela estava acima do peso. Mesmo assim, decidiu que essa era a hora de mudar e ter novos objetivos. “No início me senti muito mal, pois não sabia lidar com as minhas emoções, a minha rotina e tudo mais. Foram grandes desafios a serem vencidos, várias vezes a vontade de desistir bateu forte, mas meu objetivo de ter uma qualidade de vida melhor era mais forte”, reforçou.

O momento mais marcante para Elizangela foi durante um encontro com a psicóloga Deisy. “Ela me fez voltar para a minha adolescência e pude ver o quanto eu me gostava e me sentia bem. Então a chave virou e eu disse para mim mesma: é isso que eu quero da minha vida, voltar a me reconhecer, a me amar e a me priorizar”, destacou.

Ela sublinha que o Programa foi essencial para atingir os seus objetivos e continuar a trajetória de perda de peso, um dia de cada vez. “Os profissionais me estenderam a mão e me ensinaram a me olhar mais profundamente. Só tenho a agradecer a oportunidade”.

MANUTENÇÃO DO PROGRAMA

Os encontros do Programa são sempre conduzidos pela Psicóloga do Unimed Personal para suporte emocional, juntamente aos profissionais da equipe multiprofissional (enfermeira, médico, nutricionista, educador físico e farmacêutica), que reveza a presença nos encontros.

As reuniões em grupo não tem custo aos clientes e tem a finalidade de orientar sobre os mecanismos fisiopatológicos da obesidade, características bioquímicas, metabólicas, risco de doenças secundárias, importância da mudanças no estilo de vida e alimentação saudável, uso de medicações quando necessário, estímulo na prática de exercício físico regular, além de suporte e orientação psicológica.

A prática de atividades físicas acontece duas vezes na semana na academia do Espaço Viver Bem, com planejamento de treinos individuais pela educadora física, de forma gratuita. O acompanhamento com nutricionista e psicóloga será estabelecido pelas profissionais e médico de referência, conforme avaliação individual, seguindo coparticipação. Para 2024, mais duas edições do Programa estão previstas.

 COMO SABER O SEU IMC?

O cálculo do IMC (divisão do peso em kg pela altura em metros elevada ao quadrado, kg/m²) é o mais utilizado para avaliação da adiposidade corporal. É também utilizado como classificação internacional da obesidade e risco de doença (Organização Mundial da Saúde) que divide a adiposidade em graus ou classes (Abeso, 2016).




Dicas para dar o primeiro passo
 
A psicóloga Deisy destaca que, entre as ações necessárias para deixar de ter uma vida sedentária, está o planejamento de uma rotina com a inclusão de hábitos saudáveis. Para isso, ela elenca algumas ideias:
- Defina horários para cada tarefa;
- Crie o hábito de acordar cedo;
- Estabeleça uma rotina para a alimentação saudável;
- Programe atividades domésticas, de lazer, hobbies e meditação;
- Tenha contato com a natureza;
- Melhore seu padrão de sono;
- Organize sua semana considerando tempo para as atividades físicas ao menos três vezes na semana;
- Garanta o equilíbrio entre o trabalho, lazer e descanso;
- Busque o autoconhecimento para organização dos sintomas emocionais.
 
 
Fonte: Unimed Chapecó