A rotina por si só é um grande desafio para o nosso mental e físico. Mas sabia que é possível tornar o dia a dia menos cansativo apenas com a alimentação? E tem 8 alimentos que ajudam a combater o cansaço físico e mental, e de quebra, te deixam mais saudável!


Segundo David Wiener, especialista em nutrição do Freeletics, é preciso entender que os alimentos cumprem um papel maior do que saciar a fome.


“O que você come afeta a capacidade do seu cérebro de se manter ativo. A comida não serve só para alimentar seu corpo, você também precisa de certos nutrientes para permanecer mentalmente focado e alerta”, explicou o profissional.



Sonolento? Mude a alimentação!


Para David, é preciso ficar atento aos sinais de sonolência no dia a dia, eles se relacionam com a alimentação.


“Se ultimamente você anda se sentindo muito sonolento, cochilando na hora do almoço ou se anda bebendo mais café que o normal na tentativa de se manter acordado, está na hora de parar de jogar a culpa no clima ou na sua possível falta de sono”, alertou.


Mudando os hábitos alimentares, é possível aumentar a eficiência dos nutrientes e manter o corpo mais desperto e ativo para enfrentar os desafios do trabalho, faculdade, casa e muito mais.



8 alimentos promissores


Bora então começar a mudar a rotina alimentar?


Veja agora 8 alimentos incríveis para quem quer se manter mais ativo:


Abacate: além de ser muito versátil, o abacate é muito energético. “Ele até pode ser bastante calórico, mas tem um alto teor de gordura saudável, incluindo ácidos graxos, ômega 3 e 6, que combatem o colesterol ruim, aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a absorver outros nutrientes”, disse David. Precisando de energia? Coma abacate!


Maçã: a maçã também é muito energética para o corpo e o cérebro. Ricas em frutose, açúcar encontrado nas frutas, a maçã fornece uma quantidade constante de energia de longa duração, além de reduzir as sensações de fome que você possa sentir ao longo do dia.


Grãos integrais e germinados: grãos integrais como o arroz integral, aveia e trigo-sarraceno, são fonte de carboidrato que o organismo quebra lentamente para convertê-los em energia. Ao invés de um pico constante, esses alimentos fornecem energia constante. “São grãos integrais que foram encharcados e deixados germinados. O processo facilita para o corpo absorver nutrientes que ele precisa”, disse David.


Nozes de macadâmia: nozes de macadâmia – e a maioria das nozes se mentes – são alguns dos melhores lanches para vencer a fadiga e combater a fome. Fonte concentrada de energia, esse alimento contém todos os macronutrientes principais, como proteínas, carboidratos e gorduras boas. Mas olha, tenha cuidado, apesar do benefício, elas são uma bomba calórica!


Mirtilos: os mirtilos são energizantes e podem até mesmo elevar a função cerebral. Ótima fonte de manganês, um elemento químico que desempenha papel importante na assistência a determinadas atividades metabólicas do corpo, os mirtilos são versáteis e combinam com sucos, geléias e muito mais.


Matcha: ainda pouco difundido no Brasil, o matcha é feito a partir de folhas de chá inteiras que viram um pó verde fino. Contendo minerais poderosos, antioxidantes e aminoácidos encontrados na própria folha. Diferente do café, o matcha é absorvido bem devagar, dando energia a longo prazo e não apenas um pico de energia.


Macarrão shirataki: feito a partir de uma fibra da raiz da planta konjac, o macarrão shirataki tem baixo teor de carboidratos e é composto por 97% de água. “Isso significa que você pode desfrutar do seu prato preferido de macarrão sem a necessidade de cochilar depois do almoço”, destacou.


Couve: umas das fontes de nutrientes mais ricas, a couve é repleta de nutrientes e minerais essenciais que o corpo que o cérebro precisa. Se você está com baixos níveis de ferro no corpo podem levar à exaustão e à sensação de cansaço. “Para aumentar a absorção de ferro da couve, consuma com uma fonte de vitamina C, como suco de limão”, aconselhou David.