Estudo aponta que a dança noturna traz melhorias significativas na composição corporal e na circunferência da cintura de pessoas com sobrepeso ou obesidade.


Noites animadas de dança podem proporcionar melhorias significativas na massa corporal e na circunferência da cintura em pessoas com sobrepeso ou obesidade, conforme revela uma nova pesquisa.


A dança também foi observada como um fator positivo na melhoria da pressão arterial, sensibilidade à insulina, aptidão física, distúrbios cognitivos, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e saúde mental. Em outras palavras, aborda todas as causas subjacentes das doenças não transmissíveis que mais vitimam as pessoas no Ocidente.


Os pesquisadores acreditam que a dança seria uma forma mais ideal de exercício, pois é sustentável - é uma maneira social e divertida de se exercitar que os participantes apreciarão, em vez de uma tarefa árdua pela qual precisam se esforçar.


"A dança é eficaz na perda de gordura em pessoas com sobrepeso e obesas e tem uma melhora significativa na composição corporal e morfologia", afirmou Zhang Yaya, estudante de doutorado na Universidade de Hunan, China. "Como uma forma de atividade física que integra exercício, entretenimento e sociabilidade, a dança possui vantagens inatas para estimular a motivação para o exercício".


Para obter seus resultados, publicados no periódico PLoS ONE, a equipe analisou dados de 646 participantes com sobrepeso e obesidade em dez estudos diferentes.




Eles descobriram que a dança é muito eficaz na melhoria da composição corporal e mostrou que tipos de dança mais criativos tiveram a maior melhora na composição corporal em comparação com a dança tradicional.


Também foram observadas melhorias em crianças com sobrepeso e pacientes com doença de Parkinson.


Embora a perda de gordura semelhante tenha sido observada em exercícios aeróbicos, treinamento de resistência e treinamento intervalado de alta intensidade, a dança teve a vantagem adicional de reduzir a porcentagem de gordura devido à ampla gama de movimentos que também são menos fatigantes, afirmaram os autores.


O melhor de tudo é que é muito mais fácil de manter do que outras formas de exercício.


A equipe observa que mais pesquisas são necessárias sobre o assunto, mas podem concluir com confiança que a dança é super eficaz para a perda de peso.


Chame seus amigos que precisam eliminar alguns quilos e bora dançar...


Com informações do Goodnewsnetwork