“Demora sim, Leona. Às vezes alguma semente plantada, mesmo sendo muito bem cuidada, nunca chega a nascer. Outras vezes demora muito até brotar. Há também as terras inférteis, e quando isso acontece, precisamos procurar outro terreno…mas é preciso perseverar, pois essa é a única maneira que encontrei para colher aquilo que escolhi cultivar.” - Cavalli, Marina. Rainha Leona a jornada. 2018


Desde o dia em que nascemos, começamos a trilhar uma jornada que jamais permanece estática e tampouco acostuma-se à linearidade, quiçá, à regressão. Ela é a nossa jornada evolutiva, como tudo na natureza, somos uma parte dessa grande teia, desse inteligente sistema vivo, o qual contemos e ao mesmo tempo, nos contém. Não existe parada, a caminhada é constante, mesmo que não percebamos. Assim como uma árvore, que ao observarmos, não podemos ver a seiva fluindo e as reações químicas acontecendo pela fotossíntese e, mesmo sem folhas, no inverno, suas raízes estão ativas, sua vida pulsando em silêncio e, quando nos damos conta, ela está enorme, frondosa e rasgando a terra com suas enormes raízes. Ela nunca parou.

O trecho que inspirou essa reflexão, é do livro “Rainha Leona: A Jornada”, o primeiro da saga de 8 obras, que retrata a nossa jornada evolutiva: Da Marina, a escritora; Minha, irmã dela e organizadora das obras; De toda a raça humana, porque existe algo comum que precisamos aprender e a vida nos conduz para que os caminhos escolhidos nos tragam as experiências e relações necessárias ao aprendizado. Hoje, um dos valores que marca a Reino Bambini e por correspondência, toda sua obra, é a constância. Independente do trecho que se esteja atravessando, ele é temporário, que possamos abraçá-lo como presente, seja de um aprendizado para conquistar um patamar acima ou de um belo momento de alegria, para jamais perdemos de vista, que tudo que vivemos, é para o melhor, que a natureza sábia e impermanente, constantemente estará nos convidando à vida plena.

E com esta perfeição evolutiva, as árvores soltam suas sementes, diversas delas para que em algum solo, algumas delas se transformem em uma nova árvore, perpetuando aquela espécie. Só que nós, pertencemos à mesma natureza, lembra? O que nós somos, reflete naquilo que criamos e entregamos ao mundo em forma de trabalho ou simplesmente nas pequenas ações do nosso dia, e sempre que um desses feitos encontra um solo fértil, germina e transforma-se em algo vivo. Assim, constantemente, tudo renasce, se transforma e ganha vida, com as árvores e com a gente.



Cássia Elencia Cavalli é psicóloga, especialista em gestão de pessoas, CEO da Reino Bambini. Há 17 anos trabalha com gente, fez terapias, treinamentos, mentorias, deu aulas de gestão de equipes de alta performance, criatividade, inovação e aprendizagem para pós-graduação. Mas o maior de todos os seus feitos, de acordo com ela,  foi assistir a própria metamorfose e registrar junto com a sua irmã e sócia, o despertar da consciência. Tudo com ela, a Rainha Leona. Com a Rainha Leona, a jornada mais importante de todas está sendo vivida e escrita, para ser compartilhada orientando todos os viajantes na busca do seu maior tesouro: o encontro genuíno consigo mesmo.