Geralmente na vida esportiva competitiva conquistamos muitos títulos mas o 1º título nunca esquecemos, pela grandiosidade da conquista que marca a nossa profissão. Desta vez não foi diferente, trabalhando como técnico da Equipe Catarinense de Surf, estado que nunca tinha conquistado o tão sonhado título do Circuito Brasileiro de Surf por Equipe criado desde o ano de 1987. O  Circuito acontecia com seis eventos, distribuídos com duas etapas no Nordeste, duas no Sudeste e duas no Sul do Brasil e equipes compostas com aproximadamente vinte atletas, todos sempre com seus uniformes e bandeiras estaduais.

Convidado e no comando do cargo de Chefe de Equipe/Técnico, no ano de 1999 começamos a sonhada busca com grandes equipes formadas por excelentes atletas e fizemos bem nosso trabalho, sendo terceiro colocado no Brasileiro de surf por equipe, mas a pergunta persistia, “o que faltou para o título?”. Nessa época tinha uma grande hegemonia das equipes do estado do Rio de Janeiro e São Paulo e no nosso trabalho via que os atletas Catarinenses eram excelentes, mas nos comentários e conversas internas comigo insistiam em afirmar que as outras equipes surfavam melhor, então busquei reforçar sempre nos treinamentos a autoestima e que só com muito treino seríamos melhores e isso nos levaria a conquista do título.

No ano de 2000 veio um vice-campeonato, com todo esforço e mostrando que o trabalho estava no caminho certo, mas faltava algo, vários fatores a serem estudados e não poderíamos esmorecer, teríamos que trabalhar duro. E veio 2001, não medimos esforços para a conquista tão sonhada, que veio acontecer após muito trabalho, grande organização da Federação de Catarinense de Surf e superação de todos os atletas conquistamos o tão esperado Título.

Equipe que tinha como atletas grandes nomes do surf catarinense, cito por categoria: 

-Open: André Zanini, Guilherme Ribeiro, Gustavo Santos, Jussemir Junior, Marcelo Coutinho e Marcio Farney;

-Junior: Fernando Moura (em memória), Greg Cordeiro, Jean da Silva (em memória), Marcelo Cathcart e Michel Flores;

- Mirim: Thiago Bianchini e Willian Cardoso; 

- Iniciantes: Gustavo Schilickman e Caetano Vargas; Longboard: Leandro Silva;

- Máster: Rubéns Farias e Saulo Lira;

- Feminino: Célia Barbosa e Juliana Quint.

Conseguimos montar uma equipe com excelentes atletas e um corpo técnico com Dr. Joel Steimann (Medico Esporte), Prof. Eduardo Vasconcelos (treinamentos Físicos), Prof. Marcelo Amim (Treinamento Físico piscina), Dr. Flavio Boabaid (trabalho alta performance Neolinguística) apoio do Governo do estado de Santa Catarina e Tropical Brasil para excelente preparação desta vitoriosa equipe. Era com uma determinação muito grande que me dedicava a este trabalho e me estimulava cada vez mais para manter todos os atletas em nível de competição, buscava sempre muita harmonia para manter o grupo preparado. Sempre me perguntava “e agora o que será em 2002”? Vamos buscar o bi, será?


Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.