Quantas vezes você já se pegou sentindo algo que não sabia direito como explicar, como controlar ou até mesmo como reagir? Aqueles sentimentos que chegam “do nada” e te desestabilizam a ponto de não conseguir nem mesmo definir o que está sentindo?

Todos nós somos programados para minimizar nossas emoções. Principalmente as emoções consideradas “ruins”, ou “feias”, de alguma maneira. Raiva, inveja, preguiça, medo… quem de nós não se sente desconfortável quando reconhece alguma dessas emoções pairando sobre as nossas cabeças e rondando nossos corações? Afinal, vivemos em uma sociedade onde buscamos incessantemente a perfeição, o poder, a racionalidade, o sucesso. E essas buscas nem sempre combinam com as emoções, não é mesmo?

Então, me conta uma coisa: como seria se, ao invés de negar ou de querer controlar as suas emoções, você aprendesse a acolhê-las e a administrá-las, do jeitinho como elas se apresentam a você, nas mais variadas situações da sua vida? E como seria entender o modo pelo qual você funciona? Quais são os gatilhos que desencadeiam as suas emoções e como você reage a elas?

As suas motivações e seus comportamentos podem ser poderosos aliados na sua vida! Entender porque você faz as coisas do jeito que faz e o que verdadeiramente te motiva a se comportar do modo como você se comporta pode ser libertador e te ajudar imensamente na gestão e no controle das suas emoções. Um processo de autoconhecimento intenso e profundo, longe de ser penoso e difícil, pode vir a ser o início de uma longa e bela caminhada em direção à sua essência e ao seu verdadeiro Eu, mudando de forma definitiva a qualidade dos seus relacionamentos e o poder da sua comunicação!

Experimente!

Ana Pellegrino é Doutora em Ciências, Terapeuta, Consteladora e Treinadora em Desenvolvimento Humano. Cuida da alma das pessoas e das empresas com cursos, palestras e treinamentos, ajudando a descobrir caminhos nas comunicações e nos relacionamentos através do Eneagrama e das Terapias Integrativas.