O Projeto “Parceiro Anjo”, desenvolvido pelo Educador Social e diretor geral do Instituto Parceiro Anjo Luis Alberto Schoingele, em parceria com o Sebrae/SC a Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (Acismo) e investidores, desperta o espírito empreendedor de jovens entre 15 e 19 anos. A estratégia possibilita a inclusão social, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e o fortalecimento da cultura empreendedora local.

Mais de 400 jovens catarinenses foram atendidos pelo Projeto que realiza ações em São Miguel do Oeste e em breve São José do Cedro. A proposta já aconteceu em Florianópolis, Blumenau, Belmonte e Flor do Sertão. Através da metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC, Schoingele realiza um trabalho prático com os jovens.

De acordo com o educador social, para 2024 a expectativa é trabalhar com duas turmas, “nos últimos anos as atividades ocorriam somente no período vespertino, agora temos capacidade e demanda para atender os jovens também no período matutino. Esse formato foi definido nesta semana com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, para expandir a aplicação do Programa Crescendo e Empreendendo”, explica. 

A parceria com o Sebrae/SC é importante e possibilita o avanço do Parceiro Anjo, ressalta Schoingele. “Aplicamos a metodologia do Crescendo e Empreendendo, mudando o comportamento e a visão de futuro destes jovens. São 12 horas de atividades, divididas em três encontros consecutivos. No 1º trabalhamos a descoberta de atitudes empreendedoras, no 2º como o empreendedorismo se manifesta na vida, no mundo do trabalho e dos negócios e no 3º pensando no futuro. Ensinar o jovem a ampliar a sua rede de contato, de forma favorável à realização do sonho e também no desenvolvimento de um plano de ação”, reitera. 

AVANÇO

A longo prazo, o Projeto Parceiro Anjo avança para atingir todo o estado catarinense e o Brasil, projeta Schoingele. “Junto com o Sebrae/SC colheremos resultados positivos no enfrentamento da violência, nas dificuldades no mercado de trabalho e no acesso ao empreendedorismo por jovens. Nos últimos 18 meses atendemos 120 jovens e inserimos 52 ao mundo do empreendedorismo ou na condição de intraempreendedores”, comemora.

Trennepohl ressalta que o projeto tem contribuído para estimular comportamentos empreendedores, o protagonismo juvenil e a redução da evasão escolar. “Colaboramos para formação de jovens que serão mais proativos e atuantes em suas comunidades, que lutarão por seus sonhos e construirão suas oportunidades profissionais”, avalia.

INVESTIDORES

O projeto possui apoio financeiro dos seguintes investidores: Sebrae/SC, Agência Polo, Torfresma, KNN Idiomas, Odonto Top Hospital do Dente São Miguel do Oeste, Latitude Eventos, Agostini Industrial, WGA Carbono, Sabor Artesanal, TV GC, Techy Internet, Sicredi, Cidimar tratores, Hotel Catarina, Ótica Precisão, Contabilizar Mais SC, Ecker Automóveis, Gula Padaria e Café, Visual Moderna Moda Casual, Piccol Uniformes Profissionais, Divino Restobar, RTE Rodonaves, Securuty Corretora de seguros e imóveis, Deny Gabarito Motors, Usina da Madeira, Agro Vallen, JM Lubrificante, Watts Mobilidade Elétrica, Fornitura São Miguel, Hambúrgueria CROSS Rodas, Casa do Chopp.