Na noite de terça-feira (19), a Secretaria de Educação realizou a abertura do Projeto “Família Presente: Escola Forte”, de 2024. O momento foi marcado pela palestra “O mundo sob nova direção, e eu com isso?”, proferida pelo professor Emílio Munaro. A cerimônia ocorreu no teatro do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. Estiveram presentes o Prefeito, João Rodrigues, a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, autoridades municipais e Famílias da Rede Municipal de Ensino.
Na ocasião, o palestrante comentou sobre as mudanças sociais e sobre o papel dos pais enquanto mentores dos seus filhos. As famílias precisam estar atentas e se responsabilizar pelo ensino das competências socioemocionais de seus filhos, como, ser ético, persistente, estar aberto às mudanças, dentre outras habilidades essenciais para o convívio em sociedade. Estas habilidades aprendidas em casa serão reforçadas na escola, portanto é necessário que ambas atuem na educação das crianças e jovens.
Durante a quarta-feira (20), Emílio proferiu a palestra para os professores, equipes gestoras e da Secretaria de Educação. “Atualmente vivenciamos a sociedade 5.0, onde a tecnologia está muito presente e influencia a nossa vida. Apesar disso, não podemos perder a humanização do nosso trabalho, pois a máquina ainda não aprendeu a demonstrar sentimentos, abraçar, sorrir e acolher. E todas essas competências são fundamentais em nosso trabalho como professores”, afirmou o palestrante.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, comentou sobre a importância do tema. “As nossas crianças precisam aprender competências técnicas como ler e escrever e precisam também desenvolver as competências socioemocionais, que são fundamentais para formar um ser humano integral. Para que isso aconteça, é necessário um trabalho conjunto entre as famílias, a administração pública e os profissionais da escola”, disse.