O curso gratuito sobre plantas medicinais, promovido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, juntamente com a Fiocruz, está com inscrições abertas até o dia 9 de junho. Apesar de direcionado para profissionais de saúde do SUS, ele está acessível a qualquer pessoa que tenha concluído um curso de graduação, em qualquer área de conhecimento. As inscrições podem ser feitas por meio do site da instituição. Acesse clicando aqui


Conteúdo e Duração do Curso

Com carga horária de 40 horas, o curso oferece uma ampla abordagem sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. Os participantes terão acesso ao conteúdo até o dia 9 de julho deste ano. Confira abaixo os temas inclusos no curso:

  1. Introdução
  2. Conceitos Fundamentais em Fitoterapia
  3. Fitoquímica
  4. Regulamentação para Fitoterapia / Plantas Medicinais e Fitoterápicos
  5. Pesquisas Não Clínicas e Clínicas para Desenvolvimento de Medicamentos
  6. Conceitos de Prática Clínica Baseada em Evidências
  7. História e Tradição em Fitoterapia
  8. Plantas Tóxicas e Reações Adversas a Fitoterápicos


Importância do Conhecimento sobre Plantas Medicinais

As plantas medicinais oferecem alternativas complementares ou substitutivas para tratamentos de saúde, desde que utilizadas de forma correta e com a orientação de profissionais habilitados. Além disso, seu estudo vai além do aspecto terapêutico, abrangendo aspectos culturais, ambientais, econômicos e de saúde pública, destacando a necessidade de preservar e promover tradições ancestrais relacionadas a elas.


Outras Fontes de Informação e Estudo

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba (SP) disponibiliza a cartilha "Plantas Medicinais e Fitoterapia: Tradição e Ciência", que aborda de maneira didática os usos e efeitos das plantas medicinais.

Segundo a cartilha, os profissionais habilitados a prescrever medicamentos fitoterápicos incluem médicos, farmacêuticos, médicos veterinários (em sua área), nutricionistas, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, biólogos e biomédicos.

A Fiocruz também contribui com o conhecimento nessa área, disponibilizando um herbário virtual, a Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM), que oferece informações sobre o conhecimento popular de plantas medicinais utilizadas no Brasil, incluindo suas propriedades medicinais e formas de consumo.