Uma reflexão que eu sempre proponho é a seguinte: "Imagine-se dirigindo seu carro". Para que você faça isso de maneira segura antes de mais nada, você precisa saber onde está e onde deseja chegar. Depois que você iniciar seu deslocamento, mesmo que seja até a padaria ou à escola dos seus filhos você precisa de um marcador de velocidade, para evitar um acidente, para não chegar atrasado, ou até mesmo para não levar uma multa.  Vai precisar de um marcador de combustível, para não ficar sem gasolina e até um marcador de temperatura do motor para verificar a saúde do motor do seu veículo.

Pois bem, gerenciar uma empresa é exatamente a mesma coisa: Você precisa saber onde está, ou  seja, qual o atual nível de saúde comercial, operacional, das pessoas e financeira da minha empresa? Depois disso você precisa definir um destino para cada uma dessas áreas. Quais são os objetivos estratégicos da sua empresa para área de mercado (vendas), para área de produção, de capital humano, e de finanças? 

Ao definir esses objetivos você sem perceber terá algo muito próximo do seu planejamento estratégico, quase pronto. E da mesma forma que você precisa de um painel de controle no seu carro, você precisa de um na sua empresa. Neste momento você deve criar alguns indicadores de performance para cada uma das áreas estratégicas da sua empresa. Uma maneira fácil de fazer isso é se perguntando: Quais os fatores críticos de sucesso dessa área? Se seu cliente vê o prazo de entrega como algo importante, um dos seus indicadores certamente deve ser o prazo de entrega. Se você como sócio ou até mesmo como executivo da empresa vê o caixa como um fator crítico para o sucesso da sua empresa, (e realmente deveria ver), certamente o caixa deve ser um indicador de performance da sua empresa.

Com mais de 20 anos de experiência, Douglas Gayo atua como COO e CFO do Grupo ZUCCHI Consultoria, onde ajudou a construir mais de R$1 Bilhão em  Lucros para seus clientes e tem como missão "Fazer Organizações Prosperarem". É Conselheiro, Escritor e Palestrante nas áreas de Gestão Estratégica e Finanças. Douglas é XBA em Negócios Exponenciais pela NOVA School Business de Portugal. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Pós Graduado em Finanças e Pós Graduado em Engenharia de Produção pela UNOCHAPECÓ. Formado em Ciências contábeis pelo IBIS SOCIESC. Autor do Livro Digital Como Decolar os Resultados da Sua Empresa.