De um espaço com apenas 100 metros quadrados para uma nova estrutura com 557 metros quadrados. A nova sede da Associação dos Pais e Amigos do Autista de Chapecó e Região (AMA OESTE), localizada na rua João Aurélio Turatti, 984, no bairro Presidente Médici, foi inaugurada no final da tarde desta quarta-feira, com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito João Rodrigues e dezenas de autoridades.
Foram investidos R$ 3.423.608,70, sendo R$ 3 milhões do Governo do Estado, via Fundação Catarinense de Educação Especial, e o restante de contrapartida da Prefeitura, que também cedeu o terreno para a construção.
“Essa é uma obra emblemática pois a AMA desde seu início vinha atuando com trabalho voluntário e doações. Na campanha eleitoral um pai me chamou atenção sobre a demanda para atendimento dos autistas. No início do nosso mandato nós chamamos a AMA para conhecer melhor o projeto e trabalhamos para viabilizar a nova sede junto ao governo do estado e assim possibilitar a ampliação do atendimento dos autistas”, disse o prefeito João Rodrigues.
A presidente da AMA, Lilian Simon, destacou o apoio da Administração Municipal, entregando um troféu ao prefeito, uma placa para o governador e também homenagens para a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Rauh Probst Leite, para a Confederação das AMAs, Janice Krasniak e para a arquiteta Adriana Migotti.
Também foram homenageados ex-presidentes Paulinho da Silva e Paulo Zamboni.
"Sem o apoio do poder público nós não teríamos chegado nesse nível de estrutura de atendimento, pois não tínhamos recursos. Agora começa uma nova história. Nós temos um compromisso muito grande com as pessoas. Esta sede é a concretização de um sonho", disse Lilian.
A previsão é de começar o atendimento no novo espaço no início de maio, com 26 alunos. Mas a demanda cadastrada é de 450 autistas. A presidente da FCEE indicou a possibilidade de ampliação para 100 alunos a partir do ano que vem.
"Essa obra é mais importante que qualquer estrada pois os pais, avós e parentes dessas crianças dedicam suas vidas para elas. O que a gente fizer ainda é pouco. Nós vamos ajudar no que precisar para atender melhor as pessoas", disse o governador Jorginho Mello.
A deputada estadual Luciane Carminatti, representando a presidência da Alesc, o deputado estadual Altair Silva e o presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski, também fizeram uso da palavra.
Estiveram presentes também autoridades policiais, militares, universitárias, vereadores e familiares dos usuários dos serviços da AMA.
O QUE É A AMA?
A AMA OESTE é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial e de saúde, portadora dos títulos de Entidade Beneficente de Assistência Social, Utilidade Pública Estadual e Municipal, e credenciada junto ao Conselho Municipal de Saúde - CMS, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDE e Conselho Municipal da Criança e Adolescente - CMDCA.
A associação foi criada em 06 de outubro de 2014 por pais e amigos de autistas de Chapecó e Região, profissionais atuantes na área e autoridades públicas responsáveis por políticas voltadas aos autistas e demais interessados na causa.
A finalidade da associação é promover assistência social como objetivo de inclusão, beneficência, defesa, proteção e promoção das pessoas com autismo.