E a historia da perseguição aos títulos de campeão brasileiro segue. No ano de 2002 não baixamos a guarda e seguimos trabalhando ainda na busca pelo bi campeonato de surf brasileiro por Equipe, após conquistarmos o primeiro título em 2001, começamos 2002 com muita expectativa e trabalhando forte.
O time de atletas teve algumas mudanças, mas mantivemos um nível forte de surf e conseguimos dar continuidade ao excelente trabalho com um corpo técnico de peso como em 2001, com Dr. Joel Steimann (Medico Esporte), Prof. Eduardo Vasconcelos (treinamentos Físicos), Prof. Marcelo Amim (treinamento físico piscina), Dr. Flavio Boabaid (trabalho alta performance Neurolinguística) e apoio do Governo do estado de Santa Catarina para excelente preparação desta vitoriosa equipe.
E assim foi montada a equipe de atletas por categorias:
- Open: Gustavo Santos, Jussemir Junior, Marcelo Coutinho e Marcio Farney;
- Junior: Greg Cordeiro, Jean da Silva (em memória), Marcelo Cathcart, Willian Cardoso e Tiago Bianchini;
- Mirim: Thiago Bianchini e Willian Cardoso;
- Iniciantes: Gustavo Schilickman e Giancarlo Zampieri;
- Longboard: Leandro Silva;
- Máster: David Husadel e Carlos Kxot;
- Feminino: Juliana Quint, Marina Werneck e Mikaela Fragonesi.
Em 2002 o Campeonato Brasileiro por Equipes aconteceram seis etapas, começando pelo Sul do Brasil, mais precisamente em Matinhos - PR, onde iniciamos sendo vice-campeões, deixando os paulistas na 3ª colocação e como campeões a equipe carioca. A segunda continuou no sul e foi realizada Praia da Joaquina - SC, onde a equipe catarinense foi vice-campeã, com os cariocas em 3º e a equipe paulista como campeã.
Do sul a competição desembarcou para a 3ª etapa no sudeste, na praia de Ulé - Espírito Santo, onde amargamos com uma 3ª colocação atrás da equipe de São Paulo (vice-campeã), sendo equipe do Rio de Janeiro campeã. Depois desta etapa começamos a se distanciar do título, mas o trabalho continuava a todo vapor, com muito foco e concentração.
A 4ª etapa desembarcou no nordeste, nas águas da Bahia, praia de Batuba em Ilhéus, onde até o final da etapa foi travada uma grande disputa com a equipe Paulista (vice-campeã), Cariocas (3º colocação) e nossa equipe Catarinense conseguiu ser campeã, voltando a pensar no bi campeonato.
A 5ª Etapa aconteceu na praia do Tombo no Guarujá-SP onde fomos campeões e voltamos a sonhar com o bi - campeonato, deixando a equipe paulista com o vice-campeonato e a equipe carioca com a 3ª colocação, indo a disputa para a 6ª e última etapa no Rio de Janeiro, onde a equipe Catarinense teria que conquistar o vice campeonato para ser Bicampeã. Mas não seria desta vez, porque ficamos na 3ª colocação na etapa carioca, com a equipe paulista como vice-campeã e os cariocas vencendo a etapa em casa na praia do Recreio dos Bandeirantes. Com estes resultados finalizamos o Circuito Brasileiro por Equipes como vice-campeões.
Depois de quebrarmos a hegemonia em 2001 das equipes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, as outras equipes conseguiram realizar um trabalho melhor e nos superaram em 2002.
Com uma determinação muito grande sempre me dediquei a esse trabalho, não medindo esforços para voltar a vencer esta competição. Procurava estímulos cada vez mais para manter todos os atletas em nível máximo de competição, buscava sempre com muita leitura de esportes mais tradicionais como vôlei, futebol, natação e etc... um embasamento para melhorar a performance.
Sempre em busca do aperfeiçoamento nos treinamentos na água (surf), preparações físicas e nutricionais, além da preparação mental, seguiram nos objetivos da nossa equipe, que é ser campeã. Não poderia deixar o grupo cair de rendimento e continuaria em busca do bi campeonato em 2003 com muita motivação e determinação!!!
O que acham que aconteceria em 2003?
Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.