Estão abertas até o dia 7 de junho as inscrições para a 2ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa promovida pelo Sebrae junto ao Instituto Ideias do Futuro é a maior competição de empreendedorismo tecnológico voltada aos estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até alunos do Ensino Superior.
Para participar, os estudantes devem formar grupos de duas até cinco pessoas, ter um professor orientador e propor uma ação que apresente algum tipo de solução para questões do dia a dia da escola ou da comunidade.
As soluções transformadoras podem envolver ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo físico ou eletrônico, redes sociais, plataforma, metodologias ou outras tecnologias de produção e/ou fabricação analógicas, desde que tenham o intuito de resolver um problema da comunidade.
"Estamos convocando a juventude catarinense para ser protagonista da inovação e do empreendedorismo tecnológico. O Desafio Liga Jovem é mais que uma competição, é uma oportunidade para os jovens transformarem ideias em soluções que impactarão positivamente nossa sociedade”, comenta o gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae/SC, Alan Claumann.
A competição é dividida em quatro categorias, são elas: IMAGINA, CRIA, INSPIRA e AVANÇA. Cada uma é designada de acordo com o nível de escolaridade dos participantes.
A IMAGINA é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A CRIA é voltada a estudantes de todo o Ensino Médio. Os estudantes da Educação Profissional fazem parte da categoria INSPIRA, incluindo aqueles matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio, simultaneamente ao ensino médio ou após a conclusão deste. Por fim, a AVANÇA é destinada a estudantes da Educação Superior de cursos de graduação, de cursos de bacharelados, licenciaturas ou tecnólogo.
Para a fundadora do Instituto Ideias de Futuro, Jacira Cruz, a iniciativa é uma oportunidade para o jovem experimentar uma vivência profissional e de desenvolvimento de projetos sem enfrentar barreiras e qualquer tipo de processo seletivo prévio ou conhecimentos em tecnologia ou empreendedorismo. “É uma experiência que ajuda o estudante a superar barreiras, tanto na entrada quanto na evolução no mercado de trabalho. A ampliação da 2ª edição do Desafio Liga Jovem para estudantes do Tecnólogo e Superior, além de um ano a mais para estudantes do Fundamental, visa estender essa demanda para todas as esferas educacionais do país”, destaca Jacira.
O Desafio Liga Jovem é estruturado a partir de uma trilha de aprendizado com conteúdos didáticos de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, incluindo certificado de conclusão de curso para todos os participantes que concluírem a etapa de entrega do projeto em formato de vídeo, aliado ao formato de competição, que estimula a participação através da premiação dos projetos mais bem avaliados em cada uma das etapas: Entrega Final, Estadual, Regional e Nacional.
Ao longo de todo o ano, serão promovidas atividades presenciais e on-line, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia.
Todos os participantes receberão um certificado de conclusão do curso. Também será entregue uma premiação que prevê a entrega de smartphone, notebooks e voucher de compra para os integrantes dos grupos vencedores e a participação em missões técnicas nacionais e internacionais aos primeiros colocados.
Clique aqui para acompanhar o regulamento e saiba como participar.