Em todas as áreas do mercado de trabalho, é fundamental que os profissionais mantenham-se atualizados e busquem aprimoramento através de diferentes formações. Dentro do fazer artístico-cultural, a premissa também é verdadeira. Consciente disso, a Fundação Cultural de Chapecó trabalha constantemente para ofertar diferentes oficinas e oportunidades de formação para artistas e toda a comunidade chapecoense.
Em 2024, por exemplo, já foram oferecidas oficinas de danças urbanas, de histórias em quadrinhos e de iniciação à palhaçaria, entre outras. Recentemente, foi encerrada mais uma turma da oficina Elaboração de Projetos Culturais - Concepção e Redação, voltada a artistas que queiram aprender a redigir projetos culturais para inscrever-se em editais públicos.
Atualmente, para artesãs cadastradas no Programa Feito em Chapecó, está sendo oferecida uma oficina de corte e costura, que busca aperfeiçoar técnica e profissionalmente a produção artesanal e popular chapecoense.
“É fundamental que artistas e fazedores de cultura se mantenham atualizados. Seja nas técnicas da sua área artística, seja no fazer cultural como um todo, que envolve a busca por financiamento, conhecimento de políticas públicas, noções de produção, entre outros fatores. Pensando nisso, procuramos sempre desenvolver oportunidades formativas diversas e que sirvam para cobrir lacunas detectadas no fazer cultural da comunidade artística chapecoense”, destacou Jassanan Jorge da Silva, presidente da Fundação Cultural de Chapecó.
Parte destas formações são desenvolvidas pelos próprios servidores da Fundação Cultural. Para as demais, está disponível o Edital 001/2023 - Credenciamento de Oficineiros para Eventual e Futura Contratação (https://chapeco.sc.gov.br/cultura/index.php?r=edital&idedital=75). Através deste mecanismo, artistas e profissionais podem inscrever propostas de oficinas e formações. Quando há oportunidade, a Fundação Cultural convoca os oficineiros habilitados no edital, conforme a temática necessária. O edital é aberto de forma contínua e aceita novas propostas permanentemente.
Atualmente, estão abertas as inscrições para o Minicurso de Produção Cultural e Políticas Públicas para a Cultura. A formação será ministrada pelo ator e diretor de teatro Clodoaldo Calai, e busca apresentar como se constitui a estrutura pública da cultura no Brasil, bem como oferecer noções básicas de produção cultural através de editais públicos. A formação é gratuita, as aulas serão de 14 de maio até 25 de junho no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/stt6zwiUo9F27jsaA.