As bandeiras de uma entidade alinham seu propósito e justificam suas missões. Na última semana, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Helon Rebelatto, apresentou as ações da Diretoria Executiva para a gestão 2024/2025. O momento aconteceu durante a primeira edição do Almoço Empresarial que ainda marcou os 77 anos da associação e premiou o Núcleo de Jovens Empresários como Núcleo Referência de 2023.

“Somos 1.554 associados, 12 núcleos, 531 nucleados, 14 diretores, 33 conselheiros deliberativos, um conselho consultivo e já tivemos 34 empreendedores na presidência. Ainda temos 11 pessoas em nossa equipe interna, com mais três pessoas terceirizadas, uma assessoria de comunicação, uma assessoria jurídica e oito patrocinadores institucionais. Temos representantes em 43 conselhos”, relatou o presidente ao lembrar que a entidade é feita por muitas mãos.

Rebelatto evidenciou o crescimento dos últimos anos, no entanto, o foco agora está no futuro. "Temos como um dos principais objetivos, ampliar significativamente, nosso quadro de associados, potencializando o networking, eventos, serviços e cursos para atender as demandas dos empreendedores." Acrescentou ainda que a entidade incentivará e dará suporte em ações que visam o fortalecimento do empreendedorismo como o programa MeiUp, realizado com o Sebrae, o Empresário Sombra, em parceria com a Junior Achitiviment, o Geração empreendedora, parceria do NJE com a FACISC e o Programa de Mentoria voluntária.

Neste ano a ACIC expandiu o setor de expo-feiras agora liderado pelo diretor executivo de feiras e institucional, Fabio Magro. "Ainda em 2024, auxiliaremos o DEATEC, junto com o nosso Núcleo de Tecnologia, a realizar a feira Desbravalley, potencializando o setor de tecnologia de Chapecó. Em 2025 realizaremos a nova edição da Mercoagro, mantendo o compromisso de ser maior e melhor a cada edição”, explicou Rebelatto e completou que para 2026, o setor trabalha na organização de uma iniciativa na área da saúde.

“A ACIC está intrinsecamente ligada à história de Chapecó e região, defendendo e lutando por nossas empresas, empreendedores e nossa gente”, realçou o presidente. As bandeiras da infraestrutura rodoviária são: duplicação da BR-282, concessão; adequação do trevo da interseção das BRs 282 e 153; recuperação da BR-153 e da SC-283. Sobre a infraestrutura ferroviária: implantação da ligação Maracaju (MS)/Chapecó (SC); implantação da ligação da região oeste, com os portos catarinenses.

PRÊMIO NÚCLEO REFERÊNCIA

O Núcleo de Jovens Empresários recebeu o Prêmio Núcleo Referência classificado em 1º lugar. O coordenador de 2023, Vicente Machado, destacou a importância da união do grupo e mencionou os quatro projetos desenvolvidos e escolhidos para a iniciativa: Boomerang de Ideias, 20 Minutos, Feirão do Imposto e Geração Empreendedora. “Esses projetos tiveram um grande impacto tanto na Associação Comercial quanto no contexto empresarial da sociedade de Chapecó”, enfatizou Machado. O segundo lugar ficou para o Núcleo de Gestores de Pessoas e o terceiro lugar com o Núcleo de Cooperativas.

Composta por cinco membros representantes de empresas e entidades parceiras da ACIC, a comissão julgadora considerou o vencedor o Núcleo que atingiu maior pontuação no critério “Contribuição para o desenvolvimento dos nucleados”.

“O Prêmio Núcleo Referência ACIC é um reconhecimento atribuído pela Associação aos núcleos que fomentam o associativismo, por meio de iniciativas que impulsionam o progresso tanto das pessoas quanto das empresas envolvidas, além de fortalecer setores econômicos”, explicou a diretora de desenvolvimento de núcleos empresariais, Cleunice Zanella.