Caros Leitores, 

Deveria dar continuidade às narrativas do ano de 2003 sobre o surf, mas com tamanha tragédia climática ocorrida no inicio deste mês de maio no estado irmão Rio Grande do Sul, não poderei fugir do tema de âmbito nacional que esta comovendo e unindo ainda mais nós brasileiros.

Eu particularmente jamais tinha visto tamanha destruição por qualquer intempérie natural no Brasil. Esta imensidão de chuvas e o aumento dos rios, que são prejudicados de desaguar no mar devido a fortes ventos do quadrante sul e das marés do oceano, impulsionando as águas para cima das cidades ribeirinhas como é o caso de Rio Grande, São Lourenço, Pelotas entre outras que sofrem ainda mais pelo transbordamento da Lagoa dos Patos.

Fico muito orgulhoso de fazer parte da comunidade de surfistas, que desde o inicio deste grande problema natural, se uniram e partiram para frente da ajuda humanitária. Surfistas de todo o Brasil unidos pela ajuda ao próximo, com a mesma bravura que encaram as ondas, se lançaram nas estradas com seus jet-ski e foram para o RS prestar socorro ao próximo. Seja no front ou no voluntariado mais diverso, pois trabalho é o que não falta!

A CBSurf – Confederação Brasileira de Surf, Federações e  Associações, unidos por esta causa também não param de receber doações e diversos caminhões já foram encaminhados para o Rio Grande do Sul, todos de Santa Catarina estão mobilizados nesse momento de socorro e  reconstrução do estado Gaúcho. 

Por hora estamos no trabalho de solicitar roupas, água, alimentos não perecíveis, roupas de borracha, botinha de surf, coletes salva-vidas, sapatos, meias, toalhas, cobertores e casacos de frio, mas tem que ser em bom estado para uso, não devemos doar o que não usaríamos.

Deixo aqui um aviso e solicitação, este trabalho de ajuda humanitária se estenderá por muito tempo, peço para todos não baixar a guarda e continuar ajudando, por enquanto estamos ajudando a socorrer e logo teremos o compromisso de ajudar as famílias na reconstrução de suas casas e vidas.

Agradeço à todos que de alguma forma possam ajudar, seja com pix, alimentos e orações. Simplesmente AJUDE!!!!!!!

Foto: Repercussão/Pedro Scooby




Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.