Neste ano o Feirão do Imposto carrega a campanha “Dígitos que Sufocam” e mantém a essência de disseminar de forma simplificada à população a informação da alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam, permitindo que sejam mais exigentes quanto ao retorno dos impostos pagos. O Núcleo de Jovem Empresários da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu uma série de atividades e reinaugurou o impostômetro para acompanhar a iniciativa criada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), em parceria com os conselhos estaduais de jovens empresários e outras entidades.

O impostômetro instalado em Chapecó é uma ferramenta importante para conscientizar a população sobre os impostos pagos. "A iniciativa contribui para a transparência e o debate sobre a carga tributária. Quem passar em frente ao condomínio Cesec, na avenida Getúlio Vargas, poderá ver o quanto já pagamos de impostos desde o início do ano no âmbito nacional", explicou o coordenador do Feirão do Imposto e membro do NJE, Pedro Conte.

O tesoureiro do NJE, Renan Luis Roth, salientou que impostômetro tem a base de dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atualizado diariamente. "Eles utilizam um algoritmo da Receita Federal, enquanto o nosso impostômetro atualiza os dados de forma semanal.”

Após a reativação do impostômetro foi realizada uma ação no Shopping Pátio Chapecó com objetivo de interagir com a população e esclarecer a discussão sobre a alta carga tributária brasileira. "A ideia é mostrar de uma maneira lúdica e palpável o quanto se paga de imposto. Uma das ações é oferecer um café, o copo indica a quantidade de imposto pago sobre ele. Assim, as pessoas podem pegar o copo e entender o quanto do dinheiro delas vai para impostos. É uma forma ilustrativa de mostrar para onde nosso dinheiro vai”, frisou Renan.


Atividades

Durante a semana do Feirão do Imposto em Chapecó, foram realizadas diversas atividades para promover a conscientização tributária. Houve uma reunião com o presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski, para discutir as boas práticas tributárias na cidade. Além disso, foram ministradas palestras em escolas, o Colégio Energia e o Colégio Uno, com o tema da conscientização tributária.

"A educação e a conscientização desde cedo são vistas como essenciais para que as futuras gerações, ao entrarem no mercado de trabalho ou começarem a empreender, tenham uma compreensão básica da carga tributária e possam contribuir para uma cobrança mais efetiva e uma melhor destinação dos impostos", salientou o coordenador do Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, Alex Kreuz Wenning, sobre as atividades com os adolescentes nas escolas.

Também foi produzido um episódio do "Podcast Feirão do Imposto" com a participação do coordenador do Feirão do Imposto NJE Pedro Conte, ex-coordenador nacional do Feirão do Imposto - Conaje Fábio Luiz Furtado e da assessora jurídica da ACIC Márcia Bonamigo.