O Centro de Valorização da Vida é um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, por meio do telefone 188, que foi criado em 1962 e abrange todo o país. Há nove anos foi criada uma mantenedora em Chapecó, com um espaço físico cedido pela Secretaria de Saúde do Município, no CAPS 2. O atendimento local é das 18h às 22h, mas em todo o Brasil atendimento é 24h.

A questão é que em Chapecó são apenas nove voluntários e por isso a coordenação local está solicitando que mais pessoas possam atuar gratuitamente no atendimento das ligações. Entre os pré-requisitos estão ter mais de 18 anos, disponibilidade de tempo para plantão de 4h semanais, estar disposto a fazer algo pelo semelhante, buscar o autoconhecimento, ter humildade, empatia e gostar de conversar com as pessoas. Os interessados podem fazer a inscrição no site www.cvv.org.br. Posteriormente será feito treinamento.

O serviço é oferecido para pessoas que estão numa situação emocional em que precisam conversar com alguém e compartilhar suas dificuldades ou dor momentânea. O serviço é sigiloso, não sendo necessário dizer o nome e nem a cidade de onde está falando.

O CVV também atua em parceria com a Prefeitura nas atividades do Setembro Amarelo, com palestras e ações de prevenção ao suicídio. Nesse mês há uma intensificação das ações, que também ocorrem em outros meses do ano.