Segunda Olimpíada no mundo do surf em um dos melhores momentos do surf nacional, lembrando que a primeira Olimpíada (2020) à ter a inclusão do surf como modalidade esportiva  foi vencida pelo brasileiro Ítalo Ferreira. 

Campeão mundial e olímpico (2020 – Japão)  Ítalo conquistou a etapa  Brasil da WSL no mês de junho,  na praia de Saquarema – RJ, fez final com Yago Dora (vice campeão), além da 5ª colocação de Gabriel Medina. Ítalo que não conseguiu classificação para as Olimpíadas 2025, foi convidado para ser narrador/comentarista na rede de televisão.

O Time Brasil de surf chega à segunda Olimpíada com a classificação de cinco atletas (Gabriel Medina, João Chianca, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel) para as Olimpíadas de Paris 2024 que serão disputadas no arquipélago de Teahupoo. É muito gratificante ter trabalhado com  tantos atleta, que hoje brilham no circuito mundial e olímpico.

Na sequência dos acontecimentos no mundo do surf,  durante o ano, seis eventos compõe o Charllenger Series, circuito este que dá acesso aos dez melhores atletas integrar a Elite do surf mundial 2025.

E a terceira etapa foi realizada em Ballito – África do Sul, e conquistada por Ian Gouveia, que repetiu o feito do seu pai Fabio Gouveia em 1992. Depois de Ballito o Brasil ocupa as três primeiras posições deste ranking de acesso a elite mundial do surf com Ian Gouveia (1º), Samuel Pupo (2º) e Alejo Muniz (3º), além de Michel Rodrigues (7º) e Edgard Groggia (10º). Com três etapas para finalizar o Charllenger Series, outros atletas seguem com chances de classificação, como Miguel Pupo (11º), Deivid Silva (16º), Caio Ibeli (26º), João Chianca (29º), Lucas Silveira (39º) e Matheus Herdy (44º).   

No feminino o Brasil segue com chances de classificação para o Charllenger Series com as atletas Luana Silva (7º), Sophia Medina (11º), Laura Raupp (31º), Tainá Hinckel (38º) e Anne dos Santos (48º).

Outra grande conquista em terras africanas foi a conquista da brasileira Laura Raupp no Pro Junior O´Neill SMTH Shapes Ballito, ela que lidera a temporada pro Junior WSL  2024/2025 na América do Sul.

Restando três etapas para definição dos 10 homens e 5 mulheres que se classificarão à elite do CT 2025 (Elite do surf mindial). A quarta das seis etapas do Charllenger Series será realizada de 3 a 11 de agosto em Huntington Beach – Califórnia – EUA, depois Ericeira – Portugal (29/09 a 6/10) e encerrando o Circuito Charllenger 2024  em Saquarema – Rio de janeiro – Brasil  (12 a 20/10). 



Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.