A imagem que construímos de nós mesmos internamente tem um impacto profundo em como nos apresentamos e interagimos com o mundo exterior. A harmonização entre nossa percepção interna e a nossa imagem externa é fundamental para a qualidade de vida que experimentamos. Quando cultivamos uma autoimagem positiva e tratamos nosso interior com amor e acolhimento, tendemos a refletir esse cuidado em nosso exterior, resultando em uma vida mais plena e satisfatória. 

Pessoas que se dedicam ao autocuidado e ao desenvolvimento pessoal frequentemente encontram mais felicidade e sucesso. Esse estado de realização e alegria é visível não apenas em suas ações e aparência, mas também nas oportunidades que atraem para suas vidas. A felicidade verdadeira e duradoura é um reflexo do amor próprio e do cuidado constante com o próprio bem-estar, aspectos que se manifestam tanto no interior quanto no exterior. 

Ao observarmos aqueles que estão ao nosso redor e que parecem alcançar resultados positivos em suas vidas, percebemos um padrão comum: a felicidade. Seja qual for a área da vida, a realização pessoal está frequentemente associada a um estado de contentamento e satisfação. Realizar atividades que fazem o coração pulsar é essencial para a verdadeira felicidade, e isso só é possível quando há uma relação amorosa e acolhedora com o próprio eu. 

A forma como nos vemos e nos tratamos influencia diretamente nossos resultados. Se mantemos uma visão positiva e nutrimos uma relação carinhosa com nossa autoimagem, é mais provável que experimentemos resultados favoráveis. Por outro lado, uma autoimagem negativa pode potencializar limitações e insatisfações. Pergunte a si mesmo: Como você se vê? Gosta da sua imagem? Está mais propenso a se criticar ou a se amar? Se julga ou se compreende? Se cobra ou se impulsiona? Qual é a sua percepção do seu potencial? 

Imaginemos que você está prestes a realizar seu maior sonho. Como você se prepararia para isso? Se você tivesse um dia para se preparar para essa realização, como seria esse dia? E se amanhã você agisse como se já estivesse vivendo a realização do seu maior sonho, o que mudaria em suas ações? 

Cuidar bem de nós mesmos e viver de acordo com aquilo que nos realiza diariamente traz um sentido profundo à nossa vida e reflete positivamente nos resultados que alcançamos. Proponho um exercício: analise sua autoimagem e observe o que vê sobre si mesmo. Examine seus resultados atuais e considere o que precisa ser ajustado na sua visão de si mesmo para alcançar todos os resultados que deseja. 

Como mencionado em Jeremias 29:11: “Porque eu sei os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR. São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.” Este versículo nos lembra da importância de manter uma visão positiva e alinhada com nossos verdadeiros desejos e aspirações. Cultivar uma autoimagem positiva é essencial para realizar plenamente o potencial que reside em nossos corações. 


Ana Chiossi é empresária, proprietária da 303 Comunicação e Desenvolvimento Humano, palestrante, escritora, colunista, consultora, mentora, fotógrafa, criadora do Método éRe e fundadora do Clube 303 - clube de desenvolvimento humano e espiritual e Host no 303Cast do Spotify. Apaixonada pela vida, pela comunicação, pelo autoconhecimento e pela essência das pessoas, carrega em seu coração a missão de despertar e comunicar propósitos ao mundo.