Iniciou nesta quarta-feira, 21 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem como tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. O objetivo da programação, organizada no Brasil pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), está em levar a sociedade a refletir sobre as conquistas e os desafios enfrentados pelo movimento ao longo dos anos. Em Chapecó, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), desenvolve programação que irá até o dia 28 com diversas atividades para os usuários de suas ações.

A programação começou nesta quarta-feira com abertura oficial, na área coberta da Apae, seguida por treino com CT Falcão, no ginásio da Apae. Também para o primeiro dia foi programada apresentação do Grupo de Ballet da Apae na cerimônia do Prêmio Empresa Cidadã, no CRC Chapecó. Já para sexta-feira, está programado show com Mauro Phena, através do projeto “A música como terapia”, no turno vespertino.

Dia Feliz e ações na próxima semana

No sábado, das 14h às 16h, os usuários da Apae que se inscreveram para participar da ação do McDia Feliz receberão hambúrgueres doados e participarão de brincadeiras. Haverá atividades como karaokê, recreativas, caminhada ecológica com caça ao símbolo do MC Donald, pintura facial do símbolo do MC Donald, músicas de roda com saia e bolinhas de piscina, modelador de Hambúrguer e contação de história com teatro e fantoches.

Para a segunda-feira, dia 26, a psicóloga Lilian Greice Signor, indicará orientações aos usuários com o tema “Respeite a Nossa Pluralidade”, nos turnos matutino e vespertino. Na terça-feira haverá, no turno matutino, vivências com acadêmicas do curso de Fonoaudiologia. Já para encerar o programa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na terça e na quarta, nos turnos matutino e vespertino, haverá momentos de beleza com os educandos da Faculdade de Educação Superior de Chapecó (Facesc).