Neste domingo (25) Chapecó completou 107 anos de emancipação político-administrativa com um desfile representando 30 entidades e organizações, na avenida Getúlio Vargas. 

Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento, sendo que mais de mil desfilaram durante uma hora e meia. O aposentado Saturnino Mendes de Oliveira chegou na avenida 45 minutos antes da abertura, para garantir um bom lugar para assistir. Ele 75 anos e como muitos moradores de Chapecó, veio do Rio Grande do Sul, de Nonoai, em 1983. Trabalhou em frigorífico e com jardinagem. 

"Chapecó é um lugar bom de viver. Gosto de assistir ao desfile e neste ano meu filho também desfilou a cavalo, mostrando a cultura gaúcha que tem grande influência em  Chapecó" disse Saturnino.

Mas Chapecó também é formada por pessoas de muitos estados e países. O médico mineiro Orlando Neves e a professora baiana Jaqueline Neves vieram para Chapecó em 2019, pelas oportunidades de trabalho e educação para os filhos.

"Aqui é uma cidade organizada, com boas escolas e oportunidade de trabalho. Viemos para o desfile para acompanharmos as manifestações culturais e também para assistir aos filhos Joshua e Elis que participam da banda Desbravadores, do Colégio Adventista", disse Orlando.

Os indígenas kaigang da Aldeia Kondá abriram o desfile, no bloco das etnias.

"É importante para nós, que fomos os primeiros moradores da região, essa valorização no desfile, para podermos mostrar a nossa cultura e sua importância para a formação de Chapecó", disse o cacique Efésio Siqueira.

Autoridades civis e militares acompanham o ato. O prefeito João Rodrigues destacou que o desfile é importante para lembrar dos pioneiros e de todos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e a segurança de Chapecó.

A vereadora Sueli Suttili falou em nome do Legislativo e lembrou que Chapecó é referência nacional  e até internacional em algumas áreas.

Também desfilaram as Forças de Segurança, Capelania, grupos de carros antigos, motociclistas e as bandas do programa Viver/Marechal Bormann e Desbravadores. Os cavalarianos do Bate Casco e a tocha crioula encerraram o desfile.



ORDEM DO DESFILE:


1 - Indígenas

2- Alemães

3- Associação Haitianos

4- Grupo Trevisani

5- Ass. Carlos Velho Taekondo

6- Banda Desbravadores

7- Capelania

8- GMC

9- Defesa Civil

10- Polícia Civil

11- Polícia Militar

12- Polícia Militar Ambiental

13- Polícia Militar  Rodoviária

14- Corpo de Bombeiros

15- SAER

16- DEASE

17- Polícia Penal

18- Polícia Federal

19- Polícia Científica

20- Banda Programa Viver / Marechal

21- Amigos da Rodagem

22- Fusca Clube

23- Opala Clube

24- Caravan Oeste Club

25- Veteran Car

26- Old West Air Cooled

27- Motociclista Solidário

28- Estradeiros do Rock

29- Caça Lama

30- Bate Casco Cavalgada / Tocha