Cerca de 800 empresários e profissionais do setor acompanharam, na noite dessa quinta-feira, em Chapecó, o lançamento dos dois maiores eventos imobiliários do sul do País: o 18º Salão do Imóvel e a TECHCON 2024 – Feira de Tecnologia, Conhecimento e Construção.
Os eventos estão programados para período de 27 de novembro a 1º de dezembro no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Parque da Efapi), em Chapecó (SC) e resultam da combinação de esforços do SECOVI Oeste – Sindicato da Habitação do Oeste de Santa Catarina e do SINDUSCON Oeste – Sindicato da Indústria da Construção e Artefatos de Concreto Armado do Oeste.
A solenidade de lançamento consistiu de pronunciamentos do presidente do SECOVI Oeste Alexandre Manoel Brum, do presidente do SINDUSCON Oeste Lírio Sanagiotto, da delegada adjunta do CRECI-SC (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) Bernadete Carraro Finger, do superintendente regional da Caixa Econômica Federal Eduardo Francisco Rockembach e do presidente da Feira Felipe Willian Balzan.
Balzan destacou que o município de Chapecó, com seus 107 anos de história, alcança um novo patamar de desenvolvimento, com mais de 4,5 milhões de metros quadrados em obras civis em andamento. Acrescentou que “este é um sinal claro da confiança e do potencial que nossa cidade oferece, atraindo investimentos privados que já superam a marca de 10 bilhões de reais”.
Para o presidente, “esses números expressivos são mais do que estatísticas; eles representam a transformação da nossa paisagem urbana, a criação de novas oportunidades e o fortalecimento de nossa economia. Cada tijolo assentado, cada projeto iniciado, reflete o espírito empreendedor e visionário que define Chapecó.”
Por outro lado, o superintendente da Caixa informou que no primeiro semestre deste ano foram contratados – apenas em Chapecó – 350 milhões de reais em operações de crédito imobiliário, o que representa 7% de todas as operações em Santa Catarina. A previsão do Banco é que, em 2024, as contratações atinjam o dobro do ano anterior. A CEF responde por 68% do crédito imobiliário do País.
EXPRESSÃO
Mais de 200 empresas já confirmaram presença no Salão do Imóvel e na TECHCON, cuja área total para exposição é de 60 mil metros quadrados em ambientes internos e externos. Mais de 10.000 imóveis estarão disponíveis para negociação de compra e venda e o volume total das transações está previsto em 500 milhões de reais. O público esperado é de 30 mil visitantes-compradores.
A TECHCON reunirá empresas fornecedoras da longa cadeia da construção civil, incluindo fabricantes e revendedores de máquinas pesadas, gruas, elevadores, equipamentos etc. e até insumos e serviços especializados.
Uma programação paralela constituída por 50 palestras, workshops e rodadas de negócios organizadas pelo Sebrae/SC permitirá reunir construtoras, incorporadoras, corretores, compradores e investidores em torno de transações comerciais.