O Pátio Shopping recebe neste sábado, 21 de setembro, a campanha “De Olho nos Olhinhos”. Tem o objetivo de conscientizar e incentivar quanto ao diagnóstico precoce do retinoblastoma, tumor ocular infantil mais comum e que acomete crianças entre zero e cinco anos.

A iniciativa da campanha é do casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin e em Chapecó ocorre com o apoio de profissionais e estudantes da área de medicina. Em 2021, a pequena Lua, filha dos dois jornalistas, recebeu o diagnóstico da doença e a partir daí eles abraçaram a causa do esclarecimento sobre o tumor ocular.

Para apoiar a causa, um grupo de voluntários médicos oftalmologistas, pediatras e estudantes de medicina de Chapecó estarão das 10h às 20h de sábado no Pátio Shopping. No local, farão ação de conscientização e incentivo ao diagnóstico através da entrega de cartilha informativa às famílias e brindes como balões, giz de cera e adesivos para as crianças. 

O QUE É RETINOBLASTOMA

O retinoblastoma é o tumor maligno intra-ocular mais frequente encontrado nas crianças. De acordo com informações da cartilha da campanha, o retinoblastoma representa 14% de todos os casos de câncer pediátrico em menores de dois anos. Doença rara, tem de 200 a 300 casos novos por ano no Brasil.

Mais de 90% dos casos são diagnosticados na faixa etária de zero a cinco anos de idade, a maioria ao redor de dois anos. Não existe diferença nas taxas de incidência entre o sexo feminino e o masculino, entre raças ou entre o olho direito e o esquerdo. A doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos são unilaterais) ou nos dois olhos (40% dos casos são bilaterais). Quando diagnosticado precocemente, é uma doença curável, inclusive com a preservação da visão da criança, mas se diagnosticado tardiamente pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.

Informações complementares sobre a campanha estão disponíveis pelo site deolhonosolhinhos.org.