A cidade de Chapecó será palco da maior feira aberta de inovação, tecnologia, educação e negócios do Oeste Catarinense: a Feira Desbravalley. A abertura oficial será no dia 30 de outubro, às 19h, e a Feira estará aberta para visitação do dia 31 de outubro a 03 de novembro, das 9h às 21h, no Parque da Efapi. A entrada ao público é gratuita.

Participam como expositores mais de 150 empresas e nove instituições de ensino. A realização é da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), do Pollen Parque Científico Tecnológico e da Prefeitura Municipal de Chapecó.

As temáticas na Feira Desbravalley também vão variar a cada dia: no dia 31 será UX, Design, Desenvolvimento, Marketing, Cocriação e Inovação; no dia 1º, ESG, Smart cities, Tech’s para qualidade de vida e Futurismo; no dia 2, IA aplicada aos negócios; e no dia 3, Premiação do Startup Weekend (SW), Gamer, TRGO e Start Mais.

Sete segmentos estarão em evidência na feira: 

1) Inovação: exposição de tecnologias que estão transformando o mundo; 

2) Conhecimento: as melhores universidades da região apresentam seus projetos e oportunidades e haverá palestras com especialistas e influências do mundo da inovação; 

3) Startups: as startups mais promissoras da região apresentarão seus produtos e modelo de negócio e o Startup Weekend focado em Transporte e Logística estará dentro da Feira;

4) Negócios: haverá espaço exclusivo para rodadas de negócios e conexão entre investidores e empresas; 

5) Games: profissionais gamers e entusiastas terão um espaço com estações de jogos, competições em tempo real e experiências desse universo; 

6) Cultura: haverá apresentações de música, teatro, dança e cultura pop produzida na região; 

7) Gastronomia: uma área de food trucks apresentará o melhor da gastronomia local e opções para todos os gostos.

“O evento propõe conectar pessoas, empresas e instituições que estão inovando na região. Toda a comunidade do Oeste poderá experienciar as tecnologias produzidas do nosso quintal para o mundo”, destaca a diretora-executiva do Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense, Viviane Negri.

Principais temas da Feira Desbravalley

No dia 31 de outubro (quinta-feira) a Feira Desbravalley terá como foco as Instituições de Ensino Superior, com programação voltada ao compartilhamento de resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a conexão entre estudantes e pesquisadores, com vistas à formação de redes.

O dia 01 de novembro (sexta-feira) será focado nas Escolas de Educação Básica. Após levantamento de demandas de palestras e capacitações com diretores(as) de escolas, a Desbravalley promove apresentações sobre a transformação digital, o uso das tecnologias e inovação nos processos de ensino e aprendizagem, organização e planejamento de gestores educacionais com o Trello, letramento computacional, entre outros.

No dia 02 de novembro (sábado) a feira estará focada nas startups. Os principais assuntos abordados serão relacionados ao empreendedorismo, assim, teremos pré-pitchs do Programa Coren Lab, pitch das startups vencedoras do Heath Tech e Hacka.Health ChapHub, conversa com empresários juniores, egressos empreendedores, talk sobre empreendedorismo feminino, batalha de Pitchs e apresentação dos projetos Brisa RMA automações.

E, no dia 03 de novembro (domingo), a Desbravalley terá foco para a comunidade no geral. Haverá atrações, palestras e apresentações de temas diversos para atrair os mais diversos públicos. E assistir os pitchs finais e a premiação das startups criadas da sexta-feira à noite até o domingo. 

Startup Weekend

De 01 a 03 de novembro, a Feira Desbravalley também será palco da techstars Startup Weekend Chapecó, focada em Transporte e Logística. Serão três dias, um total de 54 horas, para criar startups do zero e resolver problemas reais do setor, promovendo inovações tecnológicas e soluções práticas. O evento é um espaço colaborativo para conexões, aprendizados, e muita ação.