A Administração Municipal de São Carlos recebeu, nesta semana, do Sebrae/SC o Plano Estratégico de Turismo. O documento de 132 páginas orienta o processo de estruturação da atividade turística e representa também o alinhamento do município com a Política Nacional de Turismo.
“Essa iniciativa foi viabilizada a partir da parceria para a realização do Programa Cidade Empreendedora, que busca promover um ambiente de negócios favorável para dinamizar a economia e gerar mais renda, emprego e produtividade”, enalteceu o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
O Plano estabelece diretrizes para o trabalho com estratégias e ações alinhadas a ampliação da atividade turística, com foco no fortalecimento da governança local, formação de novos produtos, integração regional, comercialização e promoção do destino. Esse trabalho foi desenvolvido de maneira participativa com o envolvimento do trade turístico, representantes do Poder Público, entidades empresariais e instituições.
“Isso é o resultado de um trabalho árduo de muitas pessoas, que credencia o município a receber recursos dos órgãos federais. Agora podemos dizer que São Carlos tem um direcionamento para fomentar o turismo”, afirmou o prefeito Rudi Miguel Sander. Para ele, o Plano representa um diferencial para a região, que deve somar esforços para reter os turistas por mais tempo a partir de atrações diversificadas. “O pensamento deve estar voltado a construção coletiva para que todos possam crescer e não para uma competição entre as cidades”, observou.
O prefeito também agradeceu pela parceria com o Sebrae/SC, que, segundo ele, nos últimos anos, contribuiu para profissionalizar o atendimento aos munícipes, simplificar alguns procedimentos administrativos e fortalecer a economia local. “Além das capacitações, essa parceria possibilitou recebermos informações atualizadas e muitas ideias que nos tiraram da zona de conforto. Precisávamos desse impulso para adequar algumas estratégias”, observou.
“O turismo tem mostrado resultados visíveis, com números que reforçam o crescimento econômico na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). Esse fomento é fruto da dedicação e do comprometimento de muitas pessoas, porque a Administração Municipal é apenas uma condutora, e precisa contar com o apoio da Associação Empresarial, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), da iniciativa privada e da comunidade”, complementou o prefeito ao destacar que o Plano é um passo inicial que deve ter continuidade.
Para o presidente do Comtur, Rafael Wiest, o Plano Estratégico de Turismo é uma ferramenta importante para nortear as ações dessa atividade econômica no município. “Agora temos que colocá-lo em prática para impulsionar ainda mais o setor. O ano de 2025 nos reserva muitas vitórias no turismo, porque vislumbramos o desenvolvimento, os empreendedores estão motivados e o conselho se mantém otimista”, analisou ao agradecer a Administração Municipal e o Sebrae/SC por desenvolverem o documento.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Marli Deimling, contribuiu na elaboração do Plano Estratégico de Turismo e reforçou que todos os munícipes precisam colaborar para que ocorra o desenvolvimento do setor. “O município é nosso e ao nos sentirmos pertencentes compreendemos que estamos à disposição para que os avanços realmente aconteçam”, comentou.
O presidente da CDL/ACISC, o empresário Cleverson Augusto Castanho, enalteceu a importância do Plano para o município e reforçou que a entidade continuará trabalhando para fortalecer o turismo local. Também prestigiaram a entrega do Plano Estratégico de Turismo, a agente de desenvolvimento, Mirian Julia Kuiava Glufke, e a consultora credenciada ao Sebrae/SC Simone Grobe.