
A segunda etapa do circuito mundial de surf chegou para o Surf Abu Dhabi Pro, que aconteceu entre os dias 14 a 16 de fevereiro.
O campeão Olímpico Ítalo Ferreira vence a segunda etapa do circuito mundial de surf relizado na piscina e mantém a hegemonia brasileira nas competições WSL nas piscinas, com Gabriel Medina (2018 e 2019) e Filipe Toledo (2021).
Ítalo que não deu chances para os adversários em todas as rodadas que participou, sempre avançando com notas bem superiores, superou o indonésio Rio Waida e assumiu a liderança do ranking mundial. Ele que nas duas últimas ondas da final foi com a bandeira brasileira, lembrando o saudoso Airton Senna.
No Feminino a norte-americana Caitlin Simmers foi a grande campeã do Surf Abu Dhabi Pro, deixando a australiana Molly Picklum como vice-campeã.
Com novo formato classificatório onde das 12 baterias com três atletas da rodada de abertura, somente quatro atletas com os melhores somatórios (quatro ondas) avançam para as oitavas de final.
Das quatro edições realizadas nas piscinas Surf Ranch (Califórnia - USA), os brasileiros levaram a melhor em três edições, com Gabriel Medina (2018 e 2019) e Filipe Toledo (2021) e agora na quinta em Abu Dhabi – Emirates Arabes Unidos foi a vez do brasileiro Ítalo Ferreira (2025).
O time brasileiro veio completo para esta 2ª etapa da WSL, com Alejo Muniz, Deivid Silva, Edgar Groggia, Filipe Toledo, Ian Gouveia, Ítalo Ferreira, João Chianca, Miguel Pupo, Yago Dora, Yago Dora e teve um reforço convidado para este evento, o atleta Mateus Herdy além das meninas Tatiana Weston-Webb e Luana Silva.
No inicio do evento na sexta-feira (14), na rodada de abertura e com direito a surfar quatro ondas, os atletas brasileiros Ítalo Ferreira, Yago Dora e Filipe Toledo se classificaram direto para as oitavas de final, já Edgar Groggia, Miguel Pupo, Mateus Herdy, Samuel Pupo, Deivid Silva, Alejo Muniz, Ian Gouveia e João Chianca caíram para a rodada de eliminação com direito a surfar duas ondas, na noite de Abu Dhabi. Nesta fase de eliminação somente quatro atletas avançaram para as oitavas de final e o Brasil ficou com três vagas da rodada de eliminação, avançando com Miguel Pupo, Deivid Silva e Mateus Herdy, sendo eliminados do Surf Abu Dhabi Pro os atletas Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, João Chianca e Edgar Groggia.
Nas oitavas de final, dos dezesseis atletas classificados com chances dentro da competição o time Brasil seguiu com Ítalo Ferreira, Yago Dora, Filipe Toledo, Miguel Pupo, Deivid Silva e Mateus Herdy.
No sábado (15) o surf feminino entrou em cena na rodada de abertura com Luana Silva e Tatiana Weston-Webb que caíram para a rodada de eliminação onde das 12 atletas só duas avançariam para as quartas de final.
Na sequencia do dia, oitavas de final masculino, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Yago Dora avançaram para as quartas de final, já Deivid Silva, Mateus Herdy e Filipe Toledo deram adeus as chances de seguir Abu Dhabi Pro.
Logo após, foi a vez da rodada de eliminação feminina onde Luana Silva e Tatiana Weston-Webb se despediram do evento.
Nas quartas de final Miguel Pupo e Yago Dora não conseguiram repetir as boas atuações dos heats anteriores e foram eliminados, deixando para Ítalo Ferreira representar o Brasil na semifinal, onde venceu o australiano Jack Robinson.
Ítalo avançou para a grande final, sagrou-se Campeão e segue para a terceira etapa usando a camisa amarela que simboliza o líder do ranking da WSL.
Dos Emirates Arabes Unidos a elite do Circuito Mundial de Surf segue para Portugal, onde de 15 a 25 de março acontecerá o Pro Portugal em Supertubos – Peniche.
Muito orgulho de todos nossos atletas!
Seguimos na torcida pelos atletas brasileiros na terceira etapa da Elite do surf Mundial.
Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.