
NJE da ACIC promove ação para estimular negócios, ampliar a visibilidade das empresas e fortalecer o associativismo local
O espaço do associativismo, na competitividade do mercado, é um ambiente para a defesa do empreendedorismo e da possibilidade de fazer novos negócios. O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviço de Chapecó (ACIC) organizou, na última semana, no Aleatório Bar, a dinâmica “Cliente Oculto” com o propósito de fortalecer o relacionamento entre os nucleados.
A nucleada, Maysa Moro, explicou que durante a iniciativa cada participante teve um minuto cronometrado para apresentar o pitch do seu negócio. Em seguida, sorteava-se o nome de outro nucleado, que era presenteado com um brinde, geralmente um voucher, desconto ou serviço oferecido pela própria empresa. A proposta não apenas estimulou a prática do pitch, como também criou oportunidades reais de negócios, ao transformar colegas de núcleo em potenciais clientes e promotores das marcas apresentadas.
“Além de promover a integração entre os participantes, a proposta também tem o objetivo de ampliar a visibilidade dos empreendimentos e gerar oportunidades dentro do próprio grupo”, frisou Maysa.
A coordenadora do NJE, Janine Stefanello, salientou que as dinâmicas de Rodadas de Negócios organizadas são uma ferramenta estratégica para aproximar empresas com interesses comerciais em comum. “Conseguimos ter um momento especial com fornecedores e possíveis compradores e alinhar demandas, o que otimiza tempo e potencializa resultados. Esses encontros são pensados para promover negociações, mas também criarmos um ambiente propício para o associativismo.”
A iniciativa surgiu a partir de sugestões dos próprios membros do núcleo, que manifestaram interesse em ampliar os momentos de networking durante as reuniões. Como os encontros regulares seguem uma pauta fixa e com tempo reduzido para trocas informais, o grupo decidiu criar um espaço específico para fortalecer os vínculos e estimular novos negócios.